Pará firma acordo com a China para construção da ferrovia paraense

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017 às 17:27
151 Visualizações
A parceria vai aprofundar estudos visando à construção da Ferrovia Paraense, um dos maiores projetos de infraestrutura e logística do governo paraense na atualidade. – Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Pará firmou acordo com a China para aprofundar estudos sobre a construção da ferrovia paraense. A assinatura ocorreu na embaixada da China em Brasília, com a presença do governador Simão Jatene, do secretário de desenvolvimento econômico e mineração, Adnan Demachki, e do senador Flexa Ribeiro, além dos representantes de empresas e da embaixada da China no Brasil.

A partir de agora, os chineses receberão documentos e projetos para promoverem os estudos e avaliação da participação na licitação que vai construir a ferrovia.

Publicidade

Segundo o secretário Adnam Demachki, já existem nove empresas com compromissos firmados para o transporte de 27 milhões de toneladas de carga pela ferrovia paraense. Pelo projeto, a ferrovia paraense cortará o estado de sul a norte em 1.312 quilômetros, conectando-se com a ferrovia norte-sul. Com isso, vai percorrer 23 municípios e chegará até o porto de Barcarena.
O custo do projeto é estimado em R$ 14 bilhões, considerando investimentos na construção da ferrovia e entrepostos de carga. A capacidade de carga estimada é de até 170 milhões de toneladas por ano.

(AN10)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook