Professor dá dicas para o segundo dia de provas do Enem 2021

sexta-feira, 26 de novembro de 2021 às 09:48
60 Visualizações
Professor Fernando Oliveira. Foto: Arquivo pessoal.

AUGUSTINÓPOLIS – Muitos biquenses vão fazer as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 neste domingo, 28. Depois de tanto tempo de preparação, as expectativas são grandes na busca de uma vaga no ensino superior.

Pensando nisso, a redação do Voz do Bico conversou com o professor Fernando Oliveira, que ministra a disciplina de Matemática no Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, de Augustinópolis. Para o educador, o momento é de descansar e revisar algum assunto em que o estudante possui dificuldade. E na hora do exame, pode-se otimizar o tempo de resposta das perguntas.

Publicidade

“Agora, o segredo é dormir bem, descansar para estar bem no dia da prova”, diz o professor. Vale lembrar que também é importante evitar pensamentos de ansiedade e preocupação, pois isso provoca cansaço mental, podendo prejudicar o desempenho do estudante e causar o temido “branco”, ou esquecimento.

Quanto à parte de revisar os conteúdos, é necessário não se cobrar muito, entendendo que a preparação já foi feita ao longo do ano. “O aluno pode verificar algum assunto ou outro que ficou pendente, mas sem muito aprofundamento, pois quando está tão perto do exame não adianta mais aprofundar, vai acabar esquecendo”, conta Fernando.

A ordem das questões a serem resolvidas é outro fator que influencia. “No momento do exame, a dica que eu dou para os meus alunos é: não perca tempo com questões das quais você se não lembra, que não consegue fazer, porque se você perder tempo com elas, a sua prova vai desandar. Então, se chegar em uma questão que você não sabe, pule ela. Dessa maneira, você vai conseguir fazer toda a prova com o seu maior potencial. Depois disso, volte e tente fazer essas questões em que tem dúvidas”, finaliza.

O segundo dia do Enem terá questões de Matemática, Física, Química e Biologia, e será a partir das 13h30.

(Ionnara Lima – Voz do Bico)

-- Publicidade --