Secretários de Saúde do Bico participam de evento sobre financiamento da Atenção Primária

sexta-feira, 17 de setembro de 2021 às 16:48
Participantes do programa. Foto: Assessoria.

AUGUSTINÓPOLIS – Os secretários de Saúde de 24 municípios do Bico do Papagaio participaram durante os dias 16 e 17 de setembro de uma oficina sobre o tema “Novo Financiamento da Atenção Primária – Programa Previne Brasil”. O evento, que aconteceu em Augustinópolis, teve o objetivo de qualificar as gestões acerca do assunto debatido e reforçar a importância da alimentação dos sistemas de informação.

O evento contou com a participação do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), Rondinelly Souza; do 1º vice-presidente, Jair Pereira Lima; dos diretores, Amilton Pereira Lopes, Maria das Dores Abreu, Renato Fischer e Cléber Flávio; dos conselheiros Yatha Anderson e Israel Leite Furtado; da representante do Ministério da Saúde no Tocantins, Ivaneizilia Ferreira; além de gestores municipais e técnicos de saúde da região.

Publicidade

O presidente Rondinelly Souza afirmou durante sua fala sobre a importância do Conselho estar próximos dos municípios. Ele agradeceu a presença dos secretários e também dos trabalhadores em saúde que participaram da oficina. “Estamos realizado a segunda oficina sobre o Previne Brasil de forma regionalizada. Um trabalho conjunto realizado não só pela nossa diretoria, mas por toda a equipe de apoio e técnica do COSEMS. Nosso objetivo é levar para todas as 139 Secretarias de Saúde um momento de compartilhamento de conhecimento mais efetivo. Tenho certeza de que vamos colher bons frutos e excelentes resultados para as nossas gestões”, disse.

O conselheiro do COSEMS e secretário de Saúde de Augustinópolis, Yatha Anderson, anfitrião do evento, disse que foi muito gratificante receber a oficina do Previne Brasil em seu município. Ele destacou também que sua gestão está à disposição para continuar auxiliando o Conselho nas ações e projetos em prol do fortalecimento das Secretarias Municipais de Saúde.

“Recebemos todas e todos com muito carinho. Sabemos a importância desta oficina sobre o Previne Brasil e podemos, durante os momentos de capacitação, esclarecer as dúvidas sobre esse programa que reestrutura o sistema de financiamento da Atenção Primária à Saúde. Contem sempre com este secretário, com nossa equipe e com o município de Augustinópolis para continuarmos na luta pelo fortalecimento do nosso SUS”, declarou.

Os ventos sobre o programa Previne Brasil foram iniciadas no dia 9 de setembro em Palmas. Este é o segundo encontro realizado, que se estenderá para as demais regiões durantes os próximos meses.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Saúde Tulysmar Pereira de Sousa (Ananás); André Alves Rodrigues (Axixá); Cirléia Martins de Oliveira Damasceno (Buriti); Geandro Paiva de Oliveira (Cachoeirinha); Inácio Alves da Conceição (Carrasco Bonito); Eliezer de Almeida Félix (Esperantina); Leonardo Ribeiro Nunes (Itaguatins); Regivânia Rodriguês Sousa Santos (Luzinópolis); Karoeny Almeida Silva (Maurilândia); Rosely Rocha Santos (Nazaré); Geffeson Araújo Nolêto (Palmeiras); Lucilene Alves Gomes Silva (Praia Norte); José Guilherme Antunes de Carvalho (Riachinho); Valéria Pereira Lopes (Sampaio); Eliesse Martins Lima (Santa Terezinha); Kaline Ferreira Damaceno (São Bento); Eudilene Florencio da Silva (São Miguel); Caiane Nunes Fereira (São Sebastião); Maria Vandecy Soares Ribeiro (Tocantinópolis).

O Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

(COSEMS)

-- Publicidade --