
AUGUSTINÓPOLIS – Dez municípios do Bico do Papagaio participarão de capacitação, a partir desta segunda-feira (5), para desenvolver o Plano de Ação do Programa Criança Feliz. A formação será desenvolvida pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e ocorrerá na Sede dos Conselhos, em Palmas.
Na primeira de formação, participarão os municípios de Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Palmeiras do Tocantins, Riachinho, São Miguel do Tocantins. A segunda turma será formada pelos municípios de Axixá do Tocantins, Carrasco Bonito, Itaguatins, Nazaré, e Sampaio.
A capacitação será destinada aos coordenadores e supervisores do Criança feliz e terá como orientadora a consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o Tocantins, Roberta Sousa, juntamente com a equipe de multiplicadores do Programa. A capacitação será dividida em duas turmas, sendo que a primeira será nos dias 5 e 6 de fevereiro. Já a segunda, ocorrerá nos dias 7 e 8.
Nos quatro dias de encontro, os municípios porão em prática seus planos de ação, observados e orientados pela assessoria dos multiplicadores da Setas. A partir da capacitação, os participantes estarão aptos a trabalharem com os gestores locais.
Programa Criança Feliz
O Programa tem como foco o desenvolvimento integral das crianças brasileiras, tendo como objetivo assegurar as condições para que elas desenvolvam o pleno potencial. Para isso, há uma estratégia de visitação domiciliar que visa atender famílias com crianças até três anos de idade. No caso de crianças em situação de extrema pobreza ou necessidades especiais, o apoio se estende até os seis anos de idade.