Voz do Bico

Educação realiza aulas inaugurais para cursistas do programa Bioeconomia na Amazônia Legal em três cidades do Bico do Papagaio

741 Visualizações
Aula inaugural dos cursos do programa Bioeconomia na Amazônia Legal – Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

BICO – A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizou, entre os dias 15 e 18 de outubro, o primeiro encontro com os alunos, professores e membros das comunidades participantes. No Bico do Papagaio as aulas inaugurais aconteceram em escolas dos municípios de Tocantinópolis, Nazaré e Esperantina.

São três cursos que irão beneficiar 10 municípios tocantinenses. Em destaque estão os cursos Criador de Peixes em Viveiros Escavados, Produtor de Mandioca e Fruticultor, do programa Bioeconomia na Amazônia Legal ofertados pela Seduc, que visam, por meio da capacitação profissional, promover a autonomia econômica dos trabalhadores participantes, bem como o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

A prioridade destes cursos é o atendimento aos estudantes do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos da rede pública, trabalhadores rurais assalariados, mulheres responsáveis pela unidade familiar, indígenas, quilombolas e povos do campo, das águas e das florestas.

A coordenadora geral do Pronatec, Lucília Ferreira de Sousa, destaca a importância dos cursos do programa para o desenvolvimento da educação no Estado. “Os estudantes matriculados nos cursos, após sua conclusão, estarão aptos a trabalhar, por terem adquirido conhecimentos teóricos e práticos. Assim, agregarão estes conhecimentos aos já adquiridos, tendo a oportunidade de permanecerem onde sempre viveram e contribuírem ainda mais com o desenvolvimento da comunidade local. O sentimento de gratidão está presente em muitas falas ouvidas por onde passamos”, concluiu a coordenadora.

Municípios e escolas atendidos

As aulas inaugurais aconteceram nos seguintes municípios e escolas: Ponte Alta do Bom Jesus, no Colégio Estadual Boa Vista do Belém; em Tocantínia, no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix); em Tocantinópolis, na Escola Indígena Tekator e Escola Indígena Katangaah; em Nazaré, no Colégio Estadual Dom Cornélio Chizzini; em Esperantina, na Escola Estadual Dr.Ulisses Guimarães; em Muricilândia, na Escola Estadual de Muricilândia; em Aragominas, na Escola Estadual José Domingos Carvalho Barbosa; em Goiatins, na Escola Indígena Txualet; em Lagoa da Confusão, na Escola Estadual Indígena Krumaré e Escola  Indígena Weheria Karajá; em Formoso do Araguaia, na Escola  Indígena Temanaré.

(SECOM-TO)

Sair da versão mobile