Voz do Bico

No Bico do Papagaio, governador Wanderlei Barbosa participa da procissão do Círio de Nazaré

Governador Wanderlei Barbosa recebeu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré das mãos do padre Josimar Campos. - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

1.080 Visualizações

NAZARÉ – O Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou da procissão do Círio de Nazaré, no final da tarde desse domingo, 26, na cidade de Nazaré, na região do Bico do Papagaio. Acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, o Governador recebeu a Santa, juntamente com o padre Josimar Campos, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.

Depois de receber a imagem de Nossa Senhora na cidade de Santa Terezinha, a carreata seguiu até o bairro Santo Antônio, no município de Nazaré, onde foi entronizada na berlinda e seguiu em procissão até a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da cidade. Padres, diáconos e fiéis de toda a Diocese participaram do evento. No centro da procissão, um andor com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré emocionou os presentes pela beleza da ornamentação.

Durante a procissão, os peregrinos, sobretudo idosos e crianças, expressaram também o seu carinho pelo governador Wanderlei Barbosa, que também participou da celebração da missa campal presidida pelo bispo diocesano de Tocantinópolis, Dom Carlos Henrique.

Para o chefe do Executivo, o Círio de Nazaré constitui uma das manifestações mais bonitas da Igreja Católica, um momento de fé e esperança. “É uma celebração de muito respeito e reverência à Virgem Maria e tenho certeza que, a partir de agora, deverá se tornar uma das principais manifestações religiosas do nosso Estado”, salientou o Governador.

Para a primeira-dama Karynne Sotero, foi um momento importante para os católicos agradecerem e renovarem a fé em Deus e na intercessão da Virgem Maria por todos os tocantinenses. “Me senti muito bem porque essa é uma forma também de agradecermos a Deus, por meio da Virgem Maria, pela graça da existência”, afirmou.

Em julho de 2023, a cidade de Nazaré recebeu a imagem peregrina do Círio de Nazaré, de Belém, e este ano foi implantado o primeiro Círio de Nazaré na região norte do Tocantins, no município tocantinense. O padre Josimar Campos afirmou que, para a comunidade católica, foi a realização de um sonho.

“É a realização de um sonho para nós. A paróquia tem 66 anos de história. Há 66 anos nós temos essa devoção, esta vida de fé em Deus, com o auxílio de Nossa Senhora de Nazaré e, este ano, implantamos o Círio, que é justamente aquela espiritualidade de Belém, aquela grande devoção”, salientou o pároco ao lembrar que em Belém ocorre a maior manifestação mariana de fé do mundo. “E aí, então, a nossa Paróquia, com o apoio do governador Wanderlei Barbosa, está trazendo aqui para o Bico do Papagaio o Círio de Nazaré. Nós acreditamos que essa devoção vai crescer também aqui no norte do Estado e todas as pessoas que são do Pará, que moram aqui, vão ter a oportunidade de vivenciar esse momento de fé aqui no Tocantins”, ressaltou.

A expectativa do religioso é que a festa católica entre no calendário de eventos do Governo do Tocantins, tornando-se um evento de grande magnitude no Estado. “Com certeza, ela sai do calendário paroquial, vai para o calendário diocesano e, certamente, para o calendário do Estado”, destacou ao reafirmar o apoio do Governo do Tocantins para a realização do evento, que contou ainda com um show musical do padre Alessandro Campos.

A aposentada Maria Aparecida destacou que é devota de Nossa Senhora desde criança, mas foi a primeira vez que teve a oportunidade de participar do Círio de Nazaré e a emoção foi indescritível. “Não tenho nem palavras, porque desde criança sou devota e dedico minha vida à nossa Mãe, essa guerreira que em todos os momentos me socorreu”, frisou, acrescentando que foi um momento único de unidade, fé e esperança por dias melhores. “Caminhar com a Virgem Maria é muito bom e dá mais ânimo para seguir a vida”, concluiu.

(SECOM-TO)

Sair da versão mobile