Voz do Bico

Operação Malha Fina do Naturatins apreende 4,9 mil metros de redes de pesca na região do Bico do Papagaio

789 Visualizações
Operação Malha Fina foi realizada na região do Bico do Papagaio – Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

BICO – Nesta segunda-feira, 21, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu, na região do Bico do Papagaio, mais uma etapa da Operação Malha Fina, com o objetivo de coibir a pesca e a caça predatórias, além do tráfico de animais silvestres. Ação foi realizada entre os dias 15 e 21, no Rio Tocantins, e abrangeu as fronteiras com os estados do Maranhão e Pará.

A ação foi iniciada na última terça-feira, 15, no Rio Tocantins, e abrangeu as fronteiras com os estados do Maranhão e Pará, nos municípios de São Miguel do Tocantins, Praia Norte, Sampaio, Carrasco Bonito, São Sebastião e Esperantina, na região do encontro das águas.

Durante a ação foram apreendidos 4,9 mil metros de redes de emalhar, uma tarefa e uma lança de arpão. Todo o material recolhido foi encaminhado para a Diretoria Regional do Naturatins, em Araguaína.

Ao longo da operação o Naturatins conferiu outros apetrechos de pesca, verificou os tamanhos dos peixes capturados e a documentação válida para cada modalidade de pesca.

O gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, destacou a importância das ações para a preservação do meio ambiente e a conscientização das comunidades. “Essas operações serão mantidas e intensificadas em todo o Estado, especialmente com a aproximação do período de defeso, quando a pesca em todas as suas modalidades é proibida. Nosso foco é garantir o cumprimento das normas ambientais, proteger as espécies durante seu ciclo de reprodução e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais para as futuras gerações”, afirmou.

A equipe de fiscalização do Naturatins também busca sensibilizar e conscientizar a comunidade, levando informações essenciais sobre a importância de respeitar as normas de proteção ambiental. O intuito é minimizar os impactos de práticas que ameaçam a biodiversidade, promovendo a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade.

(NATURATINS)

Sair da versão mobile