
Na Região Norte são dois os projetos que receberão apoio financeiro e que, juntos, somam cerca de R$ 282 mil. Em Roraima, o projeto “Veado-galheiro nas Campinaranas Amazônicas: dinâmica de ocupação e abundância de uma espécie deficiente de dados no contexto da expansão do Parque Nacional do Viruá, Roraima”, coordenado pelo Instituto Curicaca, é um dos beneficiados. A proposta é contribuir para a expansão do Parque Nacional do Viruá – Unidade de Conservação com a maior diversidade de vertebrados conhecida e recentemente incluída como sítio Ramsar– beneficiando espécies como o veado-galheiro, considerado o cervídeo menos conhecido do Brasil.
Outro projeto selecionado na região Norte do País é o “Genômica da conservação da ariranha: avaliação da conectividade entre populações remanescentes nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, com ênfase em ações do Plano de Ação Nacional”.
A iniciativa envolve os estados do Mato Grosso, Pará, Tocantins e Goiás e tem como objetivo investigar as populações de ariranhas no Cerrado – bioma que pode representar um importante corredor de fluxo gênico entre as principais populações remanescentes da Amazônia e Pantanal. Ameaçadas de extinção, as ariranhas são organismos semiaquáticos de topo de cadeia alimentar e muito suscetíveis a impactos ambientais. O Instituto para a Conservação dos Carnívoros (Pró-Carnívoros) é organização responsável pelo projeto.
Para conferir a lista completa dos projetos que iniciam no primeiro semestre deste ano, acesse o link.
Edital 2018
Está aberta até 31 de março a chamada do primeiro semestre de 2018 para o Edital de Apoio a Projetos da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, uma das principais instituições da iniciativa privada a apoiar financeiramente ações e pesquisas científicas em conservação da biodiversidade brasileira. Os interessados podem se inscrever até 31 de março, no site da instituição, na seção ‘editais’. (Divulgação / Assessoria)