Defesa Agropecuária fecha empresa clandestina de pururuca

quinta-feira, 25 de maio de 2017 às 17:33
466 Visualizações
[smartslider3 slider=48]

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e a Vigilância Sanitária Municipal de Palmas destruíram, na manhã desta quinta-feira, 25, no aterro sanitário da Capital, 620 kg de pururuca e de matéria-prima do produto, impróprios para consumo, que foram apreendidos no fim da tarde dessa quarta-feira, 24, em um estabelecimento na região sul da cidade. A empresa, que já havia sido notificada anteriormente, foi fechada e o proprietário multado em R$ 2 mil pela Agência.

A ação ocorreu após recebimento de denúncia anônima feita à Vigilância Sanitária, que solicitou o apoio da Adapec pelo fato da indústria não possuir registro no serviço oficial de inspeção. Segundo relatou o inspetor de Defesa Agropecuária, Ricardo Matarazzo, a Adapec já tinha notificado e autuado o proprietário antes, que foi orientado a regularizar-se no serviço de inspeção, porém, ele preferiu mudar de endereço para burlar a fiscalização.

Publicidade

O local interditado era totalmente inapropriado para manipulação do produto e apresentava precárias condições higiênico-sanitárias. Os produtos ficavam expostos ao tempo, no quintal na residência, sem nenhum controle de pragas, insetos ou roedores, expostos à contaminação. No ambiente em que se fritava a matéria-prima, as peças estavam em contato com o chão e mesmo depois de embaladas também eram deixadas em sacos plásticos no solo.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, destacou a importância das empresas buscarem informações no órgão antes de iniciarem suas atividades. “O maior interesse da Adapec é que o setor produtivo busque produzir alimentos de qualidade, dentro das normas higiênico-sanitárias, e regularizados no serviço de inspeção oficial”, disse.

A Adapec dispõe de uma orientação processual para registro de agroindústrias, com informações disponíveis no site da Agência ou por meio do telefone 3218-2137 ou 2138, podendo ainda dirigir-se à sede da Adapec na Gerência de Inspeção Animal.

A operação contou com apoio da barreira volante da regional de Palmas e da Vigilância Sanitária Municipal de Palmas.

(SECOM/TO)

-- Publicidade --