PALMAS – O Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) publicou portaria alterando o processo de troca de placas inserido nas vistorias. O órgão detectou que os gastos do condutor com determinado processo de vistoria eram abusivos.
A portaria do Detran estabelece que os processos que exijam a troca de placa dos veículos, como transferência de jurisdição, transferência de UF e mudança de categorias, que não estiverem de acordo com os padrões exigidos pelo Denatran, não pagarão taxas para um novo processo de lacre, placa e tarjeta, caso esteja dentro do prazo de vistoria.
De acordo com a portaria, a validade das vistorias passa ser de 30 dias. Antes, as vistorias não possuíam prazo, quando o usuário tinha a placa com algum item fora dos padrões exigidos, este deveria resolver o problema para depois retornar ao Detran e efetuar novo pagamento, em alguns casos usuários pagavam até duas vistorias no mesmo dia.
“O órgão não deve ter o objetivo apenas de arrecadar a todo custo, temos que atender bem o usuário e ser justos com as taxas que cobramos por nossos serviços”, disse presidente do Detran, Colemar Câmara, afirmando ainda que um estudo para novas mudanças na pasta tem sido feito.