A criação de uma data comemorativa é reconhecer a importância de um fato, de uma profissão ou para incentivar determinada ação. Desde 1889, a República brasileira vem criando, a partir de leis e decretos, datas comemorativas para marcar eventos e fatos relevantes para sociedade.
Mas uma proposta de lei apresentada na Câmara Municipal de Lajeado, região central do Tocantins, a 50 km de Palmas, não é nada comum e tem dado o que falar. O vereador Edilson Gonçalves Mascarenhas (PTB) propôs um projeto que cria o “Dia dos Pobres”.
Conforme a proposta, 17 de outubro fica estabelecido como data de comemoração e o dia passa a ser feriado na cidade. A celebração deve se repetir todo ano.
De acordo com o texto, a data será “incluída no calendário municipal de eventos e o município deverá dar publicidade e convidar todos os cidadãos e as instituições, públicas e privadas, para que se reúnam e exprimam sua vontade de lutar contra a pobreza”.
Na justificativa, o vereador diz que a proposta irá contribuir para a erradicação da pobreza, pelo menos em seu município. O projeto foi encaminhado para as comissões da Câmara e não há previsão de quando será votado pelo plenário.