Governador Wanderlei Barbosa lidera primeira rodada de pesquisa PROMOTION/STYLO para as eleições de 2022

segunda-feira, 27 de junho de 2022 às 09:31
91 Visualizações

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número TO-09536/2022 e entrevistou 1200 eleitores estatisticamente divididos em 30 municípios. Foto: Reprodução/Vídeo VB.TOCATINS – O PORTAL STYLO traz o resultado da primeira rodada de pesquisa de intenções de votos feita pelo INSTITUTO PROMOTION em 2022. A sondagem mediu a preferência do eleitorado para os cargos de governador e senador.

Publicidade

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número TO-09536/2022 e entrevistou 1200 eleitores estatisticamente divididos em 30 municípios das regiões Norte, Central, Sul e Sudeste, respeitando a densidade demográfica de cada cidade.

A sondagem foi feita de forma direcionada e também mediu a rejeição dos candidatos que colocaram seus nomes como pré-candidatos ao Governo do Tocantins e ao Senado Federal.

No primeiro cenário, foram apresentados os nomes do ex-prefeito de Porto Nacional Paulo Mourão (PT), do deputado federal Osires Damaso (PSC),do ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (PL) e do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Nesse cenário, o governador Wanderlei Barbosa lidera com 31% dos votos. Na segunda colocação está o ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, com 19%. Paulo Mourão apareceu na terceira colocação com 11% e Osires Damaso, com 10%. 10% dos entrevistados disseram que irão votar branco ou irão anular o voto e 19% não responderam.

No segundo cenário, o nome do ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, foi substituído pelo do senador Eduardo Gomes, presidente estadual do PL no Tocantins.
Nessa perspectiva, o governador Wanderlei Barbosa continua na liderança com 32%. Eduardo Gomes vem na segunda colocação com 21%. Osires está em terceiro com 15% e Paulo Mourão vem na última colocação com 12%. Branco e Nulo, somaram 10% e 10% dos eleitores preferiram não responder.

Plano Amostral da Pesquisa

Os questionários foram distribuindo respeitando as variáveis de sexo, faixa etária, grau de instrução e renda per capita.

No quesito sexo, o plano amostral foi dividido da seguinte forma: 51% masculino e 49 feminino. Já a faixa etária foi especificada: 7% para eleitores de 16 a 20 anos, 31% de 21 a 34, 21% de 35 a 44, 24% de 45 a 59 e mais de 60 17%.

A pesquisa também respeitou o grau de instrução dos entrevistados. 6% de analfabetos, 9% Lê e escreve; 25% de nível fundamental. 43% de nível médio e 17% de nível superior.

Já no quesito renda, o plano amostral foi dividido da seguinte forma: até ½ salário mínimo, 16%; mais ½ a 1, 37%; mais de 1 a 2, 25%; mais de 2 a 3, 8%; mais de 3 a 5, 7%; mais de 5 a 10, 5%; e mais de 10, 2%

A margem de confiança da Pesquisa é de 95%, e, o erro amostral de 4%, para mais ou para menos. A aplicação dos questionários aconteceu entre os dias 20 e 23 de junho nos municípios de: Araguaína, Colinas do Tocantins, Araguatins, Nova Olinda, Ananás, Sítio Novo, Tocantinópolis, Augustinópolis, Xambioá e Axixá, Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Guaraí, Colméia, Miracema do Tocantins, Miranorte, Pedro Afonso e Lagoa da Confusão, Dianópolis, Arraias, Natividade, Taguatinga e Ponte Alta do Tocantins, Gurupi, Formoso do Araguaia, Alvorada do Tocantins, Araguaçu, Figueirópolis e Peixe.

Nesta primeira rodada de pesquisa, dois possíveis cenários para as eleições para o Governo do Tocantins foram apresentados ao eleitorado tocantinense.

(Fonte: Portal Stylo)

-- Publicidade --