Voz do Bico

Governo autoriza início das obras do novo câmpus da Unitins em Augustinópolis

531
Obra do novo Câmpus Augustinópolis da Unitins tem previsão de conclusão para 2028. – Divulgação

AUGUSTINÓPOLIS – O fortalecimento do ensino superior na região do Bico do Papagaio ganhará um marco decisivo na próxima quarta-feira, 22 de abril. Em solenidade oficial, o Governo do Tocantins assina a ordem de serviço que autoriza o início imediato da construção do câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Augustinópolis.

O evento acontece logo após a homologação do processo licitatório no Diário Oficial do Estado, transformando o planejamento em canteiro de obras. A nova infraestrutura promete não apenas modernizar o ambiente acadêmico para alunos e professores, mas também consolidar a presença da universidade como vetor de desenvolvimento socioeconômico para o extremo norte do estado.

A empresa Alcance Engenharia e Construção Ltda foi declarada vencedora do certame, com proposta no valor de cerca de R$ 25 milhões. A obra será executada em um terreno de 30 mil metros quadrados, com mais de 6 mil metros quadrados de área construída.

O projeto prevê quatro blocos interligados, com 30 salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório com capacidade para 130 pessoas, além de espaços administrativos e áreas de convivência. A estrutura inclui itens de acessibilidade, como rampas e banheiros adaptados.

A assinatura da ordem de serviço formaliza o início da implantação da sede própria da Unitins na região do Bico do Papagaio, onde a instituição já mantém atividades em estruturas provisórias. O reitor da Unitins, Augusto Rezende, afirma que a nova etapa representa avanço na consolidação da universidade no interior do estado. “A assinatura da ordem de serviço marca o início de uma fase estruturante para a Unitins em Augustinópolis. A sede própria amplia a capacidade de atendimento, fortalece as atividades acadêmicas e cria condições mais adequadas para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na região”, afirmou.

A condução do processo licitatório foi realizada pela Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), em parceria com a Unitins, responsável pelos estudos técnicos e projetos da obra.

(SECOM-TO)
Sair da versão mobile