Voz do Bico

Hospital Regional de Augustinópolis conscientiza servidoras para prevenção do câncer de mama e do colo do útero

713 Visualizações
Na ocasião houve massagens relaxantes e disponibilização de consultas e exames – Foto: Divulgação SES-TO

AUGUSTINÓPOLIS – Para sensibilizar as servidoras sobre a importância de realizarem exames preventivos e priorizar o autocuidado, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) realizou na quarta-feira, 09, palestra da campanha Outubro Rosa, para prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Na ocasião houve massagens relaxantes e disponibilização de consultas e exames. A ação é coordenada pelos setores Núcleo de Educação Permanente (NEP), Núcleo de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalhador (NASST), Direção Técnica e Humanização.

A diretora-geral do HRAUG, Vilma Jovino afirmou que, “as ações sobre o Outubro Rosa no hospital, abordam a importância da prevenção e do autocuidado no combate ao câncer de mama e de colo uterino. A campanha é uma oportunidade para conscientizar as mulheres sobre a necessidade de realizarem exames preventivos periódicos e de estarem atentas aos sinais do corpo. Temos o compromisso em oferecer apoio e atendimento de qualidade, promovendo atividades educativas e garantindo que mais mulheres tenham acesso ao diagnóstico precoce”.

A coordenadora do Setor de Radiologia, Adriana da Silva Santos Barros, acompanhou o procedimento e afirmou que, “outubro rosa é um momento especial para nós, mulheres refletirmos sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. É essencial priorizarmos o autocuidado e mantermos a saúde em dia, realizando exames como a mamografia. Trata-se de um procedimento rápido, que pode ser feito tanto de forma preventiva quanto durante o acompanhamento de um tratamento. Nós, profissionais da mamografia do hospital, estamos aqui de braços abertos, prontos para receber você e realizar o seu exame”.

Participante da palestra, a enfermeira Maria Cavalcante, aprovou a ação. “Mostrar para a gente o tanto que faz diferença fazer os exames preventivos, porque possibilita maior chance de cura do câncer de mama e colo do útero, foi muito importante. Cuidar da nossa saúde também, porque muitas vezes na correria do dia a dia deixamos de lado. Então esse evento foi muito importante para todas nós mulheres do hospital, eu gostei muito”.

De acordo com a médica Mastologista e palestrante, Germana Zélia Gomes Bastos, “durante essa breve conversa pude expor alguns dos fatores de riscos e das estratégias que dispomos para diagnosticar e prevenir as formas mais avançadas dessa doença, sempre ressaltando que o trabalho de toda a equipe é fundamental para obtermos êxito e aumentarmos a abrangência de mulheres rastreadas e diagnosticadas. Ao final da palestra , dentre as mensagens finais e na interação com a plateia, concluímos que não é só orientar e falar sobre mamografia que irá ajudar as mulheres a prevenir o câncer de mama , mas além da conversa , disponibilizar meios e até mesmo um apoio emocional tornam se fundamentais para o diagnóstico precoce”.

Para a supervisora do NASST, Deijacy Bezerra, “este evento alusivo ao outubro rosa, foi possível proporcionar as servidoras compartilhamento de informações sobre diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, bem como, promover conscientização sobre a doença”.

(SECOM-TO)

Sair da versão mobile