Voz do Bico

Jair Farias & Dr. Auri: a dupla que ensaiou, encantou… mas não cantou

1.091
Montagem racha politico entre o Prefeito de Axixá do Tocantins Auri e Deputado Estadual Jair Farias. – Foto: Paulo Palmares/ Arquivo VB

AXIXÁ – A política no Bico do Papagaio ganhou novos contornos — e não exatamente harmônicos — após a decisão do prefeito de Axixá, Auri-wulange Ribeiro Jorge, de não renunciar ao mandato para se lançar como pré-candidato a deputado estadual. O movimento, que à primeira vista poderia parecer estratégico e até previsível, acabou provocando um abalo significativo na relação com o deputado estadual Jair Farias, até então seu aliado político direto com que faria dobradinha nas eleições de 2026.

A engrenagem começou a ranger quando, além não renunciar, Auri indicou sua filha, Lana Larissa, como peça-chave para sucedê-lo na busca por uma vaga na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). A mudança, embora tratada como mera substituição de nomes, alteraria profundamente o equilíbrio político. Afinal, na prática, quem assumiria a prefeitura seria o vice, Ailton Dias Carneiro — aliado histórico de Jair Farias.

O que parecia apenas um rearranjo político rapidamente ganhou outros contornos. Nos bastidores e nas redes sociais, rumores — ainda não confirmados — apontaram a possibilidade de o próprio vice-prefeito entrar na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa. Se concretizado, o cenário poderá complicar a situação de Lana Larissa, criando uma sobreposição de interesses dentro do grupo político recém rachado.

E como em toda crise política que se preze, o desgaste saiu do campo das especulações e ganhou forma concreta. Na manhã desta segunda-feira (06), Auri exonerou ao menos dez nomes ligados tanto ao vice-prefeito quanto ao grupo de Jair Farias. Entre os atingidos, a secretária Maria Adriana Mota de Lima, esposa do vice, num gesto que dificilmente pode ser interpretado como apenas administrativo.

Diante desse cenário, o que antes era uma dobradinha eleitoral promissora parece ter se transformado em um racha de consequências imprevisíveis. A aliança entre Jair e Auri era vista como uma das mais competitivas da região, com potencial para garantir forte presença tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa do Tocantins.

Agora, o tabuleiro mudou.

Auri, que vinha investindo há dois anos na construção de sua imagem pública, terá de transferir esse capital político para o nome da filha — um desafio que exige tempo, articulação e, sobretudo, aceitação popular. Já Jair Farias perde espaço estratégico em Axixá e em colégios eleitorais onde contava com o apoio direto do prefeito, embora ainda se mantenha como um dos nomes mais fortes na disputa por uma vaga na Câmara Federal.

Nos bastidores, novas composições começam a surgir. Nomes como Ricardo Ayres e Sandoval Cardoso já aparecem como possíveis aliados de Auri, sinalizando que, na política, espaços vazios dificilmente permanecem assim por muito tempo.

No fim das contas, o que se vê é o clássico enredo da política regional e estadual: alianças que se desfazem tão rapidamente quanto se formam. E, neste caso, uma dupla que parecia afinada acabou desafinando antes mesmo de subir ao palco principal das eleições.

A redação ligou pelo menos três vezes para o vice-prefeito Negão do Cinda para comentar as exonerações de seus aliados, porém foi atendida. O espaço fica aberto para seus comentários.

 

Sair da versão mobile