Voz do Bico

Justiça decreta prisão de ex-juiz eleitoral João Olinto Garcia, pai do deputado estadual Olytho Neto

829
Foto: Internet

ARAGUAÍNA – A Justiça decretou a prisão do ex-juiz eleitoral João Olinto Garcia de Oliveira, pai do deputado estadual Olytho Neto (PSDB), por suspeita de organização criminosa e crime ambiental. Na manhã desta segunda-feira (12), a Polícia Civil realizou buscas no hotel do ex-juiz, em Araguaína, mas ele não foi preso. Valdireny de Sousa Martins e Ludmila Andrade de Paula, que seriam sócias de João Olinto, também estão foragidas.

Na área do hotel, a polícia encontrou um caminhão carregado de tambores e sacos de lixo hospitalar. João Olinto é apontado como sócio da empresa Sancil Sanantonio Construtora e Incorporadora LTDA, contratada sem licitação para coletar o lixo do Hospital Regional de Araguaína. A PC investiga a relação da empresa com o galpão onde foram encontradas mais de 200 toneladas de lixo hospitalar na última quarta-feira (7), em Araguaína.

A suspeita da polícia é que os resíduos encontrados sejam do hospital regional. O galpão pertenceria ao deputado estadual Olynto Neto e filho do ex-juiz eleitoral, segundo a Polícia Civil. O contrato do Estado com a empresa Sancil Sanantonio foi publicado no Diário Oficial do Estado, dia 6 de agosto de 2018, com valor estipulando de mais de R$ 500 mil por mês para prestação dos serviços.

No local onde foi encontrado o lixo hospitalar deveria funcionar uma fábrica de farinha, mas a estrutura está desativada há pelo menos dez anos. Duas empresas estão registradas no endereço e ambas estão no nome do parlamentar. Na semana passada, fiscais do meio ambiente e a Defesa Civil municipal interditaram o depósito clandestino depois que encontraram seringas, ampolas de remédio e curativos.

João Olinto Garcia, Valdireny de Sousa e Ludmila Andrade ainda não se posicionaram sobre o caso. Os advogados de defesa acompanham a ação da polícia no hotel, mas não falaram sobre o caso. (Com informações do G1 Tocantins)

Sair da versão mobile