Propostas para a Programação Anual de Saúde 2018 são avaliadas

sábado, 19 de agosto de 2017 às 09:02
10 Visualizações
Momento de discussão das ações e levantamentos financeiros da Programação Anual de Saúde (PAS) para execução em 2018 – Josy Karla/Governo do Tocantins

A Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde (SGPES) da Secretaria de Estado da Saúde se reuniu nesta sexta-feira, 18, para discussão das ações e levantamentos financeiros da Programação Anual de Saúde (PAS) para execução em 2018. Participaram do encontro a Superintendência de Planejamento (Suplan) e o Conselho Estadual de Saúde (CES).

Durante o encontro, a diretora da Escola Tocantinense do SUS Gismar Gomes (Etsus), Laudecy Alves do Carmo Soares, explicou que as ações propostas foram apresentadas com o intuito de socializar e, simultaneamente, receberem sugestões e avaliações. Segundo ela, o planejamento da PAS que contempla todo o Estado, está sendo construído pelas equipes que compõem a Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde tanto da Etsus quanto da Diretoria de Gestão Profissional (DGP), onde são pontuados cursos, oficinas e seminários que serão executados no decorrer do ano de 2018.

Publicidade

“Este é o momento de integração e planejamento para o ano de 2018, e agregar sugestões e críticas para melhoria desse trabalho. Ao final, esperamos que o trabalho de fato possa vir dar respaldo para as nossas ações no próximo ano”, avaliou a diretora Laudecy.

Ainda de acordo com a gestora da Etsus, o prazo de referência de entrega da PAS é antes da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em 15 de setembro, após passar pela deliberação do Conselho Estadual de Saúde (CES).

Para a superintendente de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins, Luiza Regina Noleto, as discussões da PAS fazem parte da revisão do Plano Estadual de Saúde para atender mais e melhor as necessidades dessa área. “O movimento atual é de avaliação das ações para elaboração da Programação Anual de Saúde de 2018. Este trabalho conta a parceria do CES colaborando nas discussões e contribuições”, finalizou.

PAS

A PAS é o desdobramento anual do Plano de Saúde, a partir da definição de metas anuais, ações e recursos financeiros, que operacionalizarão as diretrizes, objetivos e metas do respectivo Plano. O propósito da PAS é determinar o conjunto de ações que permitam concretizar os objetivos definidos no Plano de Saúde. Assim sendo, a programação pode ser entendida como um processo instituído no âmbito do SUS, resultante da definição, negociação e formalização dos pactos entre os gestores.

(SECOM/TO)

-- Publicidade --