Devido às baixas coberturas vacinais apresentadas até o momento em todo o país, em que apenas 60,5% da meta nacional foi atingida, o Ministério da Saúde comunicou nesta quinta-feira, 25, a prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Influenza para até o dia 9 de junho.
Diante disso, segundo a superintendente de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde, Liliana Fava, “é importante que cada município empreenda valiosos esforços para a ampliação das ações de vacinação dos públicos alvos da Campanha, cuja meta a ser alcançada é de no mínimo 90%”, afirmou.
Ainda segundo Liliana, as equipes responsáveis pela vacinação da população precisam ficar atentas sobre o registro na administração de cada dose. “É imprescindível a verificação de que as doses aplicadas estejam sendo registradas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização [SIPNI], que ficará aberta até a data final da campanha, estipulada pelo Ministério”, reforçou.
O Tocantins tem como meta imunizar 296.732 e até o momento aplicou 206.496 doses, o que significa uma cobertura de 69,59%.
Público alvo
Segundo o Ministério da Saúde, o país tem mais de 54 milhões de pessoas nos grupos prioritários, formados por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.
Mais informações sobre a prorrogação da campanha na Gerência Estadual de Imunização, pelos telefones (63) 3218-2749/1783/1784 ou 0800631002.
(SECOM/TO)