Quatro municípios do Bico do Papagaio têm eleição e posse de Conselhos Comunitários de Segurança

terça-feira, 24 de maio de 2022 às 11:02
77 Visualizações
Consegs atuam na busca de soluções para problemas que afetam a comunidade-Luiz de Castro. – Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

BICO – Agora é a vez de quatro municípios do Bico do Papagaio terem eleitos e empossados seus Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg). Equipes da Diretoria de Polícia Comunitária já estão na região para cumprir agenda nos municípios de São Bento do Tocantins, Carrasco Bonito, Sampaio e Araguatins.

O Conseg é composto por cidadãos e líderes comunitários que se reúnem voluntariamente para tratar dos problemas de segurança da comunidade. Cada Conseg deve ter também integrantes ligados aos órgãos públicos de segurança como, por exemplo, um representante da Secretaria de Segurança Pública ou da Polícia Civil ou Militar.

Publicidade

O diretor de Polícia Comunitária tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa explica que este foi um trabalho iniciado em setembro e outubro do ano passado, quando houve mobilização comunitária, palestras e aplicação do Curso de Agente Comunitário de Segurança (ACS). “Agora estamos retornando à região para finalizar o processo de composição dos conselhos, tendo as chapas eleitas por aclamação”, disse.

O diretor reforça ainda que a atuação do Conseg é uma forma de respeitar uma das principais características da Polícia Comunitária, que é a parceria entre a população e os órgãos da segurança pública. “Com o auxílio do Conseg, a ação da polícia pode ser mais efetiva, pois ele atua como força agregadora e de ajuda aos órgãos de segurança”, reforça.

Agenda

Nesta terça-feira, 24, às 19 horas, acontece eleição e posse na cidade de São Bento, no Auditório da Câmara Municipal; na quarta, 25, às 19 horas, a ação acontece em Carrasco Bonito, no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (Cras); na quinta, 26, às 19 horas, a ação acontece em Sampaio, na Escola Municipal 1 de junho; já na sexta-feira, 27, será a vez do município de Araguatins, no Auditório da Câmara Municipal, às 19 horas.

(SECOM TO)

-- Publicidade --