Dentro das atividades da 13ª Semana dos Alimentos Orgânicos, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promoveu nessa quinta-feira, 1º, visita técnica em uma unidade de produção agroecológica, na cidade de Araguaína, no norte do Estado.
A unidade, localizada no Assentamento Mirindiba, se tornou uma referência na produção agroecológica, por meio dos trabalhos da assistência técnica e extensão rural do órgão, que acompanha os produtores do assentamento desde 2010.
De acordo com o técnico do Ruraltins em Araguaína, Wandro Cruz, o local conta com um sistema agroflorestal (SAF) integrando o cultivo de espécies frutíferas, tais como, cupuaçu, cacau, açaí, laranja e ata, com árvores nativas. “O objetivo da visita foi apresentarmos as experiências exitosas do proprietário Gedean Pereira, que acreditou no modelo agroecológico, investiu na diversificação de culturas e hoje comercializa sua produção, inclusive para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, afirmou.
Além do sistema agroflorestal, a propriedade conta ainda com o cultivo de maracujá e milho irrigados, abóbora, limão, banana, além da criação de abelhas sem ferrão.
Participaram da visita, produtores, alunos e professores das redes estaduais e municipais de ensino, técnicos e extensionistas.
Semana dos Orgânicos
A 13ª Semana dos Alimentos Orgânicos é uma campanha nacional, promovida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e as Comissões da Produção Orgânica (CPOrg) dos estados. No Tocantins a campanha teve início no dia 30 de maio e encerra na segunda-feira, dia 05 de junho.
De acordo com a gerente de Meio Ambiente do Ruraltins, Dryelly Rodrigues, as ações do evento serão realizadas em três municípios, Palmas, Araguaína e Dianópolis, onde serão promovidas capacitações, palestras sobre práticas agroecológicas, panfletagem em empresas comerciais que trabalham com produtos orgânicos, visitas em produções orgânicas, dentre outras ações.
“Na edição deste ano vamos sensibilizar a comunidade em geral sobre os benefícios e as vantagens de se consumir alimentos saudáveis, como também identificar esses produtos nas feiras e nos supermercados, além de mostrar a diferença de tais produtos para os tradicionais”, acrescentou.
CPOrg- TO
A Comissões da Produção Orgânica (CPOrg-TO) é formada pelo Ruraltins, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e o Instituto de Fomento ao Desenvolvimento Sustentável.
(PORTAL TOCANTINS)