BICO – Na última semana, ocorreu o lançamento do Projeto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Extrativismo Pão da Terra na região do Bico do Papagaio. A iniciativa conta com o apoio da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, da SEAGRO – Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, do RURALTINS – Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins e do SEBRAE Araguatins – Tocantins.
O projeto, implementado pela COOAFETO – Cooperativa de Assistência Técnica e Comercialização da Produção Agrícola dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Tocantins, terá duração de dois anos (2024-2026), buscando soluções para a escassez de manivas e sementes de mandioca para produção de farinha no Tocantins. A iniciativa visa melhorar a renda das famílias da região do Bico do Papagaio e ao todo serão implementados oito maniveiros, sendo um em cada município beneficiado: Nazaré, Luzinópolis, Santa Terezinha, Palmeiras, Angico, Aguiarnópolis, Tocantinópolis e Darcinópolis.
Segundo Domingas Alves da Silva Moraes, presidente da COOAFETO, muitas famílias poderão melhor a qualidade de vida a partir dessa geração de renda. “O principal objetivo deste projeto é ajudar as famílias a melhorarem as suas condições e por isso, muitas delas serão diretamente beneficiadas com a produção da mandioca. Com a união de nossas forças, em conjunto com os nossos parceiros, conseguiremos ir bem mais longe em prol de um bem maior para a nossa comunidade”, comenta.
Para André Becher, Gerente de Sustentabilidade, o projeto contribui ativamente para a profissionalização dos produtores da região e também para produção de matéria-prima de qualidade. “É muito importantes estarmos em um projeto como este na qual envolve instituições importantes para o Bico do Papagaio. Acreditamos que também é necessário sermos bons vizinhos e contribuir ativamente para o desenvolvimento do território onde estamos inseridos. Poder cooperar em projetos como este nos traz imensa alegria, principalmente por contribuir com a retirada de pessoas da linha da pobreza, algo que está alinhado fortemente com os compromissos de longo prazo da Suzano.”, destaca.
O projeto irá contribuir com a retirada de aproximadamente 500 pessoas da linha da pobreza tendo 172 beneficiários diretos. Também serão contempladas as fases de diagnóstico socioeconômico e seleção dos produtores beneficiados, nivelamento de informações entre técnicos e produtores no cultivo profissional de mandioca, implantação dos maniveiros e distribuição dos kits de hortaliças para incremento da produção e renda.
(Assessoria de Imprensa da Suzano)