Tocantins tem baixo número de estudantes inscritos no Enem 2021

terça-feira, 20 de julho de 2021 às 12:12

TOCANTINS – A quantidade de estudantes tocantinenses que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio neste ano foi a menor desde 2007: 37.642 candidatos, ou seja, mais de 20.000 a menos que na edição do ano passado.

Um dos motivos para a redução pode ter sido a pandemia, afinal, vários alunos deixaram a escola desde o ano passado ou adiaram os planos para a faculdade.

Publicidade

Em todo o estado, mil alunos se inscreveram para fazer a prova digital, enquanto os outros farão o Enem tradicional, impresso. As provas serão nos dias 21 e 28 de novembro.

O diretor do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, Victor Ribeiro, falou sobre as estratégias que a escola utiliza para motivar os estudantes: “Todos os anos nós fazemos um mutirão de inscrições para o Enem, levando os alunos para o laboratório de informática para incentivá-los a se inscrever. Em 2021, com o distanciamento social, não pudemos fazer essa movimentação. E depois de um ano e meio de pandemia, com os estudantes fora do ambiente escolar, é muito preocupante, pois estão mais desmotivados, mas nós continuamos falando sobre a importância do Enem, que é uma das portas de entrada na universidade. A escola inclusive conversa com os alunos durante as videoaulas diárias e nos grupos de WhatsApp sobre o exame e oferece ajuda, mas está um pouco complicado”.

Vale lembrar que a redução na quantidade de inscritos não significa necessariamente que esta edição será menos concorrida, afinal, geralmente os alunos que mais se preparam não deixam de fazer o exame, mantendo o nível da concorrência.

(Voz do Bico)

-- Publicidade --