Tocantins terá renovação no Executivo de 89 municípios, enquanto 50 continuarão com o mesmo prefeito

sexta-feira, 20 de novembro de 2020 às 09:59
Prefeitura Municipal de Augustinópolis. – Foto: Paulo Palmares/ VB

TOCANTINS – A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) promoveu um levantamento sobre as eleições para prefeito nos 139 municípios do estado. O estudo aponta renovação em 89 municípios, enquanto 50 cidades tiveram prefeitos reeleitos. Ainda segundo a entidade municipalista, 20 cidades elegem mulheres e cinco tiveram disputa acirrada em número de votos, com diferença pequena.

A entidade havia observado anteriormente que 107 prefeitos estavam aptos a se reelegerem, contudo, 21 não disputaram um segundo mandato. Dos 86 que foram para a reeleição, 50 mantiveram a confiança da maioria do eleitorado e continuarão administrando o município no mandato 2021/2024.

Publicidade

Dos 32 prefeitos que estão atualmente reeleitos, 20 conseguiram fazer sucessor. Por outro lado, dos 21 prefeitos que desistiram de ir à reeleição, apenas 8 conseguiram fazer sucessor.

Mulheres eleitas

Vinte municípios serão governados por mulheres, o que representa um percentual de 14% do total. O número é menor quando comparado às eleições de 2016, quando foram eleitas 24 prefeitas, ou 17% dos 139 municípios.

Disputa acirrada

Em cinco municípios as eleições foram decidas com uma diferença pequena de votos: Lizarda (10 votos), Luzinópolis (13 votos), Santa Rita do Tocantins (14 votos), Pindorama (17 votos) e Jaú do Tocantins (17 votos).

Por fim, o presidente da ATM, Jairo Mariano, comenta os dados. “Requer uma análise mais minuciosa para entender porque determinado prefeito conseguiu em detrimento a outro. Alguns municípios não têm a cultura da reeleição, em outros os gestores alcançaram a confiança dos eleitores e se mantiveram. Vamos trabalhar agora para auxiliar os 139 prefeitos no fechamento do mandato e nos colocamos à disposição dos prefeitos eleitos ao processo de transição”.

(Ascom ATM)

-- Publicidade --