
Não será mais necessário criar uma conta para usar o ChatGPT. A OpenAI, responsável pelo chatbot, anunciou a novidade nesta segunda-feira (1º). Segundo a empresa, o objetivo da medida é facilitar e incentivar o uso da ferramenta gratuita por mais pessoas.

Novidades no ChatGPT
- Desde o lançamento do ChatGPT, no final de 2022, os usuários precisam criar uma conta na OpenAI para utilizar o serviço.
- Apesar dessa exigência, o chatbot se tornou bastante popular.
- Com isso, a empresa adicionou assinaturas pagas para acessar produtos como DALL-E 3 e modelos mais avançados da tecnologia.
- Com a mudança, apenas o ChatGPT poderá ser utilizado sem a necessidade de inscrição.
- A OpenAI explica que os usuários ainda precisarão de uma conta para salvar e revisar o histórico, compartilhar bate-papos e ter conversas de voz.
- As informações são do The Verge.
We’re rolling out the ability to start using ChatGPT instantly, without needing to sign-up, so it's even easier to experience the potential of AI. https://t.co/juhjKfQaoD pic.twitter.com/TIVoX8KFDB
— OpenAI (@OpenAI) April 1, 2024
Acessos ao chatbot diminuíram
Segundo a OpenAI, mais de 100 milhões de pessoas em 185 países usam o ChatGPT semanalmente. O rastreador de tráfego SimilarWeb aponta que foram cerca de 1,6 bilhão de visitantes em fevereiro, fazendo do chatbot o mais acessado do mundo, embora o Gemini do Google tenha começado a ganhar força.
Apesar da grande procura, os dados indicam que os acessos caíram ligeiramente em relação às máximas alcançadas em maio de 2023, quando o número de visitas superou 1,8 bilhão.
A OpenAI afirma que introduziu “salvaguardas de conteúdo adicionais para essa experiência”, incluindo prompts de bloqueio em uma gama mais ampla de categorias, mas não forneceu maiores detalhes sobre o assunto.
A opção de não participar do treinamento de modelo ainda estará disponível, mesmo para aqueles sem contas.
Enquanto isso, outros produtos OpenAI, como o recém-anunciado serviço de clonagem de voz de IA Voice Engine e a plataforma de criação de vídeo Sora, permanecem disponíveis apenas para um número limitado de usuários e parceiros.
Alessandro Di Lorenzo é colaborador(a) no Olhar Digital
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.
(OLHAR DIGITAL)