Covid: Anvisa recomenda restrições para voos vindos de 6 países da África

sexta-feira, 26 de novembro de 2021 às 11:13

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma nota técnica, hoje, recomendando que o governo adote medidas de restrição para viajantes e voos vindos de seis países da África em razão da identificação de uma nova variante do novo coronavírus no continente.

Os países citados pela agência são África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Publicidade

Em nota técnica, a Anvisa recomenda a suspensão de todos os voos e da entrada de estrangeiros vindos desses países e quarentena de 14 dias para brasileiros ou residentes legais no país que tiveram passagem por um desses países.

A Anvisa, no entanto, explica que a efetivação das medidas depende de portaria interministerial editada conjuntamente pela Casa Civil, pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ou seja, trata-se de uma recomendação por parte do órgão, e o governo federal não é obrigado a segui-la.

Em entrevista à Globonews, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, disse que o tempo que os ministérios têm para tomarem sua decisão após o recebimento da nova técnica deve ser o “menor possível”.

“Deve ser o menor prazo possível. Quando a Anvisa já consolidou as informações já foi um tempo decorrido. Trabalhamos com pressa e agilidade. Esperamos que decisões sejam tomadas o quanto antes, porque está em jogo a saúde do cidadão”, afirmou.

Na manhã desta sexta, em conversa com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou que não tem intenção de “fechar” aeroportos.

(UOL – Com Reuters)

-- Publicidade --