A Sany Renewable Energy, da China, anunciou a construção da maior turbina eólica terrestre do mundo. O protótipo, de 15 MW, foi instalado esta semana na província de Jilin, no nordeste do país.
A turbina, chamada SI-270150, tem lâminas de 131 metros de comprimento, cobrindo uma área equivalente a quase 11 campos de futebol.
Ela também possui o maior diâmetro de rotor para turbinas terrestres, medindo 270 metros, superando a turbina anterior da Goldwind, que tinha 240 metros.
Fornecimento robusto de eletricidade
- As lâminas foram fabricadas na Mongólia Interior e foram projetadas para serem duráveis e recicláveis.
- Essa turbina pode gerar eletricidade suficiente para abastecer 160 mil casas por um ano e foi projetada para durar de 25 a 30 anos, com um sistema de suporte que garante estabilidade.
- É importante notar que, embora essa turbina tenha uma potência menor do que a maior turbina offshore do mundo, de 20 MW, as turbinas marinhas podem ser maiores devido à menor preocupação com o impacto visual e sonoro, já que estão longe das cidades.
O protótipo da Sany passará por um ano de testes para verificar sua confiabilidade em um parque eólico experimental, e só então a estrutura ficará completamente instalada.
A China é líder mundial em energia eólica, responsável por 65% da capacidade global em 2023, e abriga quatro dos cinco maiores fabricantes de turbinas, incluindo a Goldwind e a Mingyang. A Sany ocupa neste momento a sétima posição.
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.
(OLHAR DIGITAL)