/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/m/R/zKWLoKRWCxfhCSzUs9Rw/whatsapp-image-2023-06-28-at-15.41.14.jpeg)
Bailarinos paraenses estão na Europa em apresentação e formação continuada em eventos e escolas de três países: Espanha, Portugal e Grécia.
Eles participam do Festival Internacional de Vila Nova de Cerveira (Dancerveira), da Imersão DiamondStar Productions, Barcelona Dance Center, Dora Stratou Theater, e de aulas na Attitude Academia de Dança.
Os artistas são das cidades de Castanhal, Abaetetuba, Ananindeua e Benevides e foram selecionados no evento Circuito Norte em Dança, em Belém, além do Festival Regional de Dança e Encontro Panamericano de Dança da Amazônia, e agora têm a oportunidade de participar do intercâmbio internacional.
Em Portugal, os bailarinos paraenses participarão de imersões com as professoras e coreógrafas Valéria Zagury, que também é paraense, Joana Rodrigues e demais professoras da Attitude Academia de Artes. Zagury e a academia custearam a viagem de uma das bailarinas paraense, Francisca Lobato, moradora de Abaetetuba.
Além da participação de aulas e processos criativos proporcionados pela produtora cultural, coreógrafa e professora Patrycja Wojcik, diretora da DiamondStar Productions.
Os artistas participarão como convidados do XIX Dancerveira, em parceira com a Associação de Dança do Eixo Íbero Atlântico (ADEIXA).
Na Espanha, a bailarina Nina Recco e a professora Dielle Angelim participarão de imersão formativa no Barcelona Dance Center.
E na Grécia, os professores Igor Marques e Gysllene Araújo participarão do Congresso Internacional de Pesquisadores em Dança/Unesco, ocasião na qual farão apresentações artísticas no Dora Stratou Theater e, também, publicarão artigo sobre pesquisa em dança na Amazônia.
(G1 PARÁ)