
Com o inverno amazônico, período mais chuvoso no Pará e em outros estados do Norte do país, as ações de prevenção para combater o mosquito Aedes aegypti têm sido intensificadas por agentes de endemias. O inseto é o principal transmissor da dengue, além da zika e chikungunya.
As equipes estão indo nas casas dos moradores para orientar a população sobre a importância de não deixar entulhos e objetos que podem acumular água e virar criadouro do mosquito – veja todas as dicas ao final.
Em 2022, Marabá registrou 63 casos de dengue. Em todo o Pará houve aumento de casos em relação a 2021, com 3,6 mil casos só até agosto.
“A gente está fazendo um trabalho de prevenção, alertando a população para que mantenha o cuidado de evitar água parada, qualquer vasilhame que possa acumular essa água, qualquer recipiente que possa se transformar num criadouro possível do Aedes Aegipty porque ele está aí, está confirmado em todos os bairros de Marabá e o que a gente está fazendo é o controle larvário e da doença”, disse.
Principais sintomas da dengue:
- Febre alta > 38°C
- Dor no corpo e articulações
- Dor atrás dos olhos
- Mal estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo
A infecção também pode ser assintomática ou apresentar quadro leve. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Prevenção contra o Aedes Aegypti:
- mantenha o terreno de casa sempre limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
- tampe os tonéis e caixas d’água;
- mantenha as calhas sempre limpas;
- deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- mantenha lixeiras bem tampadas;
- limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas sujas, por exemplo;
- deixe portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol;
- coloque repelentes elétricos próximos às janelas. O uso é contraindicado para pessoas alérgicas; velas ou difusores de essência de citronela também podem ser usados;
- retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
- utilize telas de proteção com buracos de, no máximo, 1,5 milímetros nas janelas da casa;
- deixe as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol;
- Repelente: o produto é capaz de proteger as partes expostas do corpo e afastar o Aedes aegypti, pernilongos e outros insetos, evitando as picadas. No entanto, o uso do repelente não exclui a necessidade de manter a casa e quintal limpos e livres de criadouros.
(G1 PARÁ)