Voz do Bico

Axixá promove Audiência Pública de Avaliação e Monitoramento do PME; metas e ações realizadas no período 2015/2017

261 Visualizações
Prefeito de Axixá, Damião Castro. – Foto: Divulgação

A prefeitura municipal de Axixá do Tocantins através da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira (06) na Escola Municipal João Paulo II, a audiência Pública de Plano Municipal de Educação (PME) onde contou com a presença de mais de 300 participantes entre pais, alunos e servidores públicos. No evento foram revisadas e analisadas as metas e estratégias do PME, propondo debate e ouvindo a comunidade, com o objetivo d melhorar o desenvolvimento educacional do município.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Claudete, este ano foi de grandes desafios. “Estamos concluindo de maneira favorável a regularização do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que estava há mais de 2 (dois) anos desativado. Recurso da merenda escolar que estava bloqueado foi resolvido, a ativação e funcionamento da creche Gabriel Siqueira Campos que atende mais de 80 crianças de 0 a 3 anos em tempo integral, onde a mesma já havia sido inaugurada, porém inacabada e sem funcionamento, agora está em pleno atendimento. Foi realizado reforma em quase 40%  das escolas municipais atendendo mais de 92% dos alunos”, elencou.

A secretária também cita outras ações e serviços na realizados na educação municipal que segundo ela vem faz diferenças, como a  implantação do reforço no contra turno, onde as crianças do 1º ao 5º ano tem maior atendimento escolar, projeto do dia das crianças, que inclusive foi sorteado uma moto pop como incentivo a continuidade dos estudos, a entrega de kits escolar para os alunos de zona rural, entrega dos uniformes a todos os alunos matriculados na rede municipal, o cumprimento do Plano de Carreira e Remuneração (PCR) que está sendo 100% atendido, isto porque, conforme ela lembra, foi aprovado em 2011 e só agora em janeiro de 2017 a classe foi contemplada. “O prefeito Damião Castro nesses 11 meses de gestão tem se empenhado para melhorar os índices educacionais e mudar de fato a educação que oferecemos aos nossos alunos”, concluiu.

Sair da versão mobile