Voz do Bico

Adapec antecipa vacinação antiaftosa para animais que participarão de eventos pecuários

Adapec antecipa vacinação antiaftosa para animais que participarão de eventos pecuários. - Foto: Reprodução/Internet

819
A medida visa atender o criador que precisa cumprir o período de carência para movimentação do rebanho. Foto: Divulgação.

PALMAS – A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) autoriza, a partir desta quinta-feira (11), a antecipação da vacinação contra a febre aftosa para os animais destinados a participação de eventos pecuários. Uma vez que é obrigatório que o produtor rural cumpra o período de carência após a vacinação do rebanho.

O produtor que desejar antecipar deverá procurar a Adapec mais próxima e assinar um requerimento. É obrigatória a vacinação não só dos animais que participarão dos eventos, mas de todos os bovídeos (bovinos e bubalinos) da propriedade rural. A medida visa colaborar com os pecuaristas que precisam transitar com os animais sem transtornos e com a sanidade em dia.

“Caso o produtor desista de movimentá-los após a solicitação, é necessário justificar na Agência para evitar a suspensão do seu cadastro e outras sanções”, explica o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal, Márcio Rezende.

O Tocantins conta com aproximadamente 8,6 milhões de bovídeos e 56,4 mil propriedades rurais. Em 2018, a Agência fiscalizou 947 eventos pecuários (leilões, exposições agropecuárias, entre outros) com a participação de 764.759 animais.

Para o trânsito animal é preciso cumprir a carência após a vacinação, ou seja, 15 dias para os primo-vacinados (vacinados pela primeira vez) e sete dias para animais com duas vacinações comprovadas. Vale lembrar que os animais com três vacinações declaradas não necessitam cumprir carência. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria)

 

 

Sair da versão mobile