Voz do Bico

Carlos Amastha entra na disputa por vaga na ALETO e fortalece articulação política para as Eleições 2026

Foto: Divulgação/Assessoria

777
Foto: Divulgação/ Assessoria

PALMAS — O cenário político do Tocantins ganha novos contornos com a confirmação da candidatura do ex-prefeito da capital, Carlos Enrique Franco Amastha (Podemos), a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (ALETO) nas eleições de 2026. Atualmente ocupando a cadeira de vereador de Palmas — cargo para o qual foi eleito no pleito de 2024 —, o parlamentar de 65 anos busca expandir a atuação política para o âmbito estadual.

Para consolidar a presença no eleitorado da capital e do interior, Amastha firmou parceria com Iratã Abreu (PSDB), candidato a deputado federal. A dobradinha entre os dois nomes busca unir a experiência administrativa do ex-gestor de Palmas à bagagem legislativa de Iratã, fortalecendo a aliança eleitoral na corrida por cadeiras na ALETO e na Câmara dos Deputados.

Com longa trajetória na vida pública tocantinense, Carlos Amastha foi prefeito de Palmas por dois mandatos consecutivos. Em 2022, disputou uma vaga no Senado Federal, ocasião em que não obteve êxito nas urnas. Nas eleições municipais de 2024, conquistou uma vaga na Câmara Municipal da capital, retomando o mandato legislativo local.

Discurso focado em resultados

Na campanha digital, Amastha adota o slogan “Já fiz por Palmas. Agora, vou fazer pelo Tocantins”, buscando utilizar o legado das gestões no Poder Executivo municipal como cartão de visitas para a candidatura à Assembleia Legislativa.

Foto: Divulgação/Assessoria

A união com Iratã Abreu integra as movimentações partidárias no Estado voltadas à construção de chapas competitivas e ao fortalecimento de alianças regionais na disputa eleitoral deste ano, inclusive conquistando espaços no do Bico do Papagaio onde já conta com vários apoios significativos de lideranças locais em destacados municípios da região como Augustinópolis, Carrasco Bonito, Axixá do Tocantins, São Miguel do Tocantins e Araguatins.

(Redação Voz do Bico)

Sair da versão mobile