Voz do Bico

Concessionária retirou 500 toneladas de lixo da rede de esgoto em Palmas só em 2018

782
Foto: Divulgação / BRK Ambiental

PALMAS – Quatro em cada cinco casos de entupimentos e vazamentos nas tubulações de esgoto são provocados por lixo descartado em local inadequado e direcionamento indevido da água de chuva. Em 2018, a BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto, retirou mais de 500 toneladas de lixo de dentro da rede coletora de esgoto na capital tocantinense. O volume equivalente a dois dias de toda a produção de lixo da cidade.

Conforme a concessionária, entre os materiais coletados estão fraldas, sacos plásticos, fio dental, papel higiênico, absorventes e óleo de cozinha. O acúmulo desses resíduos poderá resultar no entupimento das redes, no vazamento das tubulações espalhadas pela cidade e até no retorno de esgoto para dentro dos próprios imóveis.

Para o engenheiro da área operacional da BRK Ambiental, Rodrigo Lacerda, o apoio da população atendida é essencial. “Problemas no serviço de esgoto vão acontecer sempre que houver um comportamento inadequado como jogar lixo sólido em privadas, pias e ralos. Esses entupimentos não geram apenas transtornos como mau cheiro, mas colocam em risco o meio ambiente e a saúde da população, principalmente das crianças”, explica.

De acordo com a empresa, uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes é realizada para evitar os transtornos, Só no ano passado a concessionária vistoriou mais de 128 mil metros da rede. Além dos entupimentos, outras duas toneladas de lixo e areia são removidas pela concessionária na maior Estação de Tratamento de Esgoto na Capital, a ETE Norte, onde é mantido um pequeno museu com os objetos inusitados que chegam pelas tubulações, como aparelhos celulares, calçados e até cédulas de dinheiro.

Além do lixo, o lançamento da água de chuva para a rede de esgoto também é um dos principais causadores de vazamentos. “O volume que chega a estação de tratamento de esgoto aumenta em até 50% nos dias de chuva, uma mostra simples de que não se trata de esgoto das residências, e sim de um volume grande de chuva que não deveria estar ali”, afirma Rodrigo. O técnico reforça que a água de chuva deve ser direcionada para as galerias pluviais e bocas de lobo.

Veja orientações para evitar problemas com a rede de esgoto:

– O óleo de cozinha, depois de utilizado no preparo dos alimentos, deve ser armazenado em garrafas plásticas e destinado a pontos de coleta.

– Limpe periodicamente sua caixa de gordura.

– Todo imóvel deve ter uma caixa de inspeção acessível, na calçada ou próxima da mesma, para que seja possível identificar problemas no esgotamento e para realizar a manutenção das ligações de esgoto.

– Mantenha os ralos do banheiro sempre livres de obstrução.

– Nunca jogue fio dental, absorventes, papel higiênico ou qualquer material sólido em pias, vasos sanitários ou ralos de sua casa. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria)

Sair da versão mobile