TOCANTINS – Nestas duas semanas que antecedem o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro, as escolas da rede estadual estão dando destaque especial para as aulas específicas. No Tocantins, são 18 mil estudantes que estão concluindo a 3ª série do ensino médio.
Na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, a equipe fez um planejamento com aulões aos sábados e conta com um laboratório de redação, isto é, um acompanhamento mais individualizado das produções textuais dos estudantes. “Neste segundo semestre, as atividades são voltadas para motivar os alunos a se preparem melhor para as provas do Enem e desenvolverem habilidades para que façam uma ótima redação”, esclareceu o diretor José Antônio Aguiar Gama.
A coordenadora pedagógica Janaína Damasco Rodrigues também falou sobre as ações realizadas na escola. “O nosso trabalho teve início no período das inscrições. Oferecemos todo o suporte para os estudantes se inscreverem no exame. Neste segundo semestre, estamos mais focados nas salas de aula. Os professores estão motivando os alunos, as nossas avaliações internas e as eletivas são todas voltadas para o Enem. Temos ações específicas com os professores de estudo orientado, com a tutoria, com as coordenações pedagógicas, todos incentivando a participação tanto no programa #TOnoEnem, como motivando a fazerem as provas da avaliação do ensino médio”, explicou a professora Janaína.
Além disso, a escola preparou um guia com orientações, com lembretes para o dia da prova, com as principais recomendações.
Laboratório de redação
A professora coordenadora Gleice Fernandes Carvalho explicou que no Laboratório de Redação os alunos são incentivados a produzirem textos dissertativo-argumentativos, envolvendo questões polêmicas e atuais da sociedade brasileira. “Após o recebimento dos textos prontos, a correção é feita, de forma sistematizada, pela professora responsável pelo laboratório, que posteriormente entrega todas as produções corrigidas às professoras das turmas contempladas, para que seja feita a devolução aos estudantes, com uma abordagem acerca dos principais pontos a serem aperfeiçoados. Na devolutiva dos textos, há a premiação dos estudantes que obtiveram as melhores notas em cada turma”, afirmou Gleice.
Em Arraias
Em Arraias, a equipe da Escola Estadual Brigadeiro Felipe está ministrando os aulões na parte diversificada do currículo, como complementação à formação dos estudantes. São aulas de Biologia, Física, Química, Matemática, Linguagens e Redação.
“Estamos utilizando o horário regular das aulas para beneficiar principalmente os estudantes que residem na zona rural. Os aulões fazem parte das ações do Projeto Político Pedagógico (PPP) e atendem exclusivamente os estudantes que estão na 3ª série do ensino médio”, afirmou a professora Suenildes Pereira da Silva.
Na Escola Estadual Brigadeiro Felipe, as aulas específicas para o Enem estão sendo ministradas desde o mês de agosto e contam com a participação de 35 estudantes. E as aulas estão sendo preparados pelos professores Irineu Rosa de Oliveira Netto, Dayanne Leite Souza Belfort, Dalilla Ramalho de Jesus e Vera Lúcia Tavares.
A estudante Maria Eduarda Rocha Vieira, 17 anos, disse que está muito animada para fazer as provas do Enem. “Além dos estudos na sala de aula, eu participo dos aulões aos sábados e estou utilizando o material do Programa #TOnoEnem.e resolvo as questões na escola e em casa. Eu estou me dedicando mais aos estudos porque desejo ser aprovada para fazer graduação em Medicina ou Direito”, assegurou.
(SECOM-TO)