Voz do Bico

Hemocentros do Tocantins precisam de doações de todos os tipos sanguíneos com urgência

542
Imagem: Divulgação/Secom.

TOCANTINS – A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que todos os hemocentros do Tocantins necessitam com urgência de doações de sangue. A Hemorrede do estado explica que as unidades já se encontram com estoque insuficiente, sendo necessário o abastecimento de todas as tipagens sanguíneas que, atualmente, apresentam índices alarmantes.

A população pode efetuar as doações com total tranquilidade e segurança, pois os hemocentros do estado estão realizando as doações com agendamento prévio. As unidades também seguem os protocolos de segurança estipulados pelo Ministério da Saúde para evitar contágio pelo coronavírus.

A superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes, reforça a importância desse gesto de solidariedade para ajudar quem depende de transfusão de sangue ou passa por atendimentos emergenciais nos diversos hospitais do Tocantins. A gestora ainda explica que “é necessário que o candidato à doação compareça às unidades do hemocentro usando máscaras, fazendo a higienização das mãos logo na chegada, não sendo necessários acompanhantes, só em situações determinadas, e respeitar os limites que estão delimitados entre as cadeiras para manter o distanciamento entre as pessoas”.

As unidades de coleta de sangue da Hemorrede Tocantins em Augustinópolis funciona de segunda a sábado das 07h às 12h30 e a doação pode ser agendada pelo telefone 3456-1153.

Critérios para doações

Para ser um doador é preciso estar bem de saúde, pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, ter entre 16 e 69 anos e portar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional). Os jovens entre 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais.

(Secom)

Sair da versão mobile