Voz do Bico

Número de famílias endividadas cai em Palmas, segundo Fecomércio

141 Visualizações
Comércio de rua em Palmas fechará na sexta-feira (15) e na segunda-feira (21), por causa do feriado prolongado. –
Foto: Fabrício Soveral/G1

O número de famílias endividadas em Palmas apresentou queda no mês de maio, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

Segundo a pesquisa, o índice de endividados caiu de 70,9% do mês de abril para 69% em maio. Os dados apresentaram também uma queda em relação ao mesmo período do ano passado, quando 69,6% das famílias estavam endividadas.

A pesquisa concluiu também que dentre os endividados 13,2% estão com contas em atraso e 0,2% não terão como quitá-las no próximo mês. Além disso, o levantamento registrou que o consumidor palmense leva aproximadamente 55 dias para pagar as contas atrasadas e compromete cerca de 8,6 meses com as dívidas. Além disso, o cartão de crédito está no topo da lista de dívidas.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, a queda mostra que o palmense está organizando melhor o orçamento familiar. “Além de equilibrar as contas, o palmense também está freando as compras. Na pesquisa Intenção de Consumo das Famílias divulgada no início do mês percebeu-se uma leve queda na expectativa de compras, apesar das datas comemorativas do período”, afirma o presidente.

(G1/TOCANTINS)

Sair da versão mobile