PALMAS – Com proposta de inseminar 1.500 matrizes, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) inicia, nesta segunda-feira (12), as atividades do Programa de Melhoria da Qualidade Genética no Tocantins. O objetivo é disponibilizar aos produtores a tecnologia da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que é uma ferramenta de apoio ao pequeno produtor no melhoramento da genético dos rebanhos.
As ações ocorrem no período de 12 a 29 de novembro em seis propriedades rurais dos municípios de: Palmas, Aparecida do Rio Negro, Paraíso, Monte Santo, Pugmil e Cristalândia. Nos dias 03 a 20 de dezembro as atividades ocorrem em cinco propriedades rurais, nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Natividade e Novo Acordo.
Conforme a diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim, o trabalho de melhoria genética dos rebanhos, no Tocantins, começou como prioridade na pecuária de leite. “A pecuária de leite está presente em muitas pequenas propriedades rurais e a atividade tem uma importância enorme em geração de emprego no Estado. Ao longo destes 13 anos de programa a Seagro já inseminou 19.660 matrizes leiteiras o que contribui com a melhoria da qualidade do nosso leite e também para o aumento da produção”, destacou.
Ainda segundo Érika jardim, agora a prioridade será a pecuária de corte em função das construção de oito matadouros frigoríficos que abastecerão os mercados regionais. “Com a melhoria genética do nosso rebanho pecuário poderemos ofertar uma carne de boa qualidade os consumidores e buscarmos mercados mais exigentes”, disse.
Em 2018, as atividades de melhoramento genético nos rebanhos leiteiros do Tocantins foram reiniciadas nos meses de maio, junho e julho e já percorreram os municípios de Natividade, Guaraí e Colmeia. O Tocantins produz, em média, 200 milhões de litros de leite bovino por ano e, atualmente, é o terceiro maior produtor da região norte do país.
Nesta etapa, a Seagro atenderá 11 propriedades de pecuária de corte, finalizando as atividades de 2018. O programa é desenvolvido pela Seagro, em parceira com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Prefeituras, Adapec e Sindicatos Rurais. Os interessados em aderir ao programa e melhorar a produção de leite e corte em suas propriedades devem entrar em contato com o escritório local do Ruraltins e da Seagro. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria)