Seduc e parceiros discutem implementação do Programa Transcolar Rural Programa no Tocantins

quarta-feira, 20 de março de 2019 às 16:51
55 Visualizações
Foro: Elias Oliveira / Governo do Tocantins

PALMAS – A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) recebeu, nesta quarta-feira (20), representantes de várias instituições para discutirem o Programa Transcolar Rural, elaborado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A apresentação do programa foi feita pelo professor da Escola de Engenharia da universidade mineira, Marcelo Franco Ramos.

De acordo com a secretária da Seduc, Adriana Aguiar, o estado está viabilizando novos meios para fortalecer o transporte escolar rural. “A qualidade do transporte escolar reflete diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Precisamos ultrapassar as soluções paliativas e chegarmos a soluções efetivas. Nessas perspectivas, estamos buscando uma plataforma que possa nos auxiliar no processo de planejamento, atuação, execução e monitoramento do sistema de transporte escolar”, ressaltou.

Publicidade

O projeto Transcolar começou a ser desenvolvido pela UFMG em 2012 e já está sendo implementado em outros estados. O professor doutor Marcelo Franco explicou que se trata de um programa de gestão e planejamento. “Por meio de um sistema geográfico, geramos rotas eficientes e que tenham o melhor custo das viagens por veículo e por aluno, por município, a partir da informação da localização da residência dos alunos”, explicou.

Para o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, “essa ferramenta estabelece a gestão de custo no transporte escolar. Então, para nós, essa é uma excelente forma de gerenciarmos o transporte público escolar. Acreditamos que a efetivação do termo de cooperação terá um reflexo muito positivo, dando inclusive segurança jurídica para as nossas prestações de conta”, disse.

Durante a reunião, foi definido que a discussão terá continuidade em novos encontros entre os órgãos envolvidos, de modo que seja feito um planejamento efetivo para possível assinatura do convênio ainda no primeiro semestre de 2019.

Para a implementação do Programa Transcolar Rural no Tocantins, a Seduc tem como parceiras entidades como o Ministério Público Federal (MPF), a Controladoria Geral do Estado (CGE), a Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), o Conselho do Fundeb, o Ministério Público Estadual (MPE), a Defensoria Pública do Estado (DPE) e a Fundação Nacional do Índio (Funai). (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria)

-- Publicidade --