
Em ritmo acelerado de campanha, a chapa majoritária para o Governo do Tocantins cumpriu uma extensa agenda de compromissos no norte do estado no último sábado (12). O candidato ao Senado Vanderlei Luxemburgo (Podemos) percorreu municípios da região ao lado de Vicentinho Júnior (PSDB), candidato ao Governo, Amélio Cayres (MDB), candidato a vice, e Alexandre Guimarães (MDB), que também disputa uma vaga no Senado. Entre caminhadas, reuniões e comícios, o grupo buscou aproximação direta com a população para ouvir demandas locais e apresentar propostas.
Diálogo com pescadores e reunião com lideranças
A jornada começou em Tocantinópolis, onde Luxemburgo caminhou pelas ruas do comércio e se reuniu com representantes do setor pesqueiro. O encontro contou com a presença de Júlio Matos, presidente da Federação Tocantinense dos Pescadores, e de Marcondes Pereira dos Santos, presidente da Colônia de Pescadores local. A reunião serviu para mapear as principais dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores e famílias que dependem da pesca artesanal no Rio Tocantins.
Dando sequência ao itinerário, a comitiva seguiu para o município de Filadélfia. Na cidade, os candidatos foram recepcionados pelo prefeito David Bento e pelo vereador Arthurzinho Bento (Republicanos), participando de um ato político que reuniu diversas lideranças da região.
Esporte, educação e apelo por renovação
Durante os discursos nas cidades visitadas, Vanderlei Luxemburgo enfatizou a necessidade de renovar a bancada do estado em Brasília. O candidato defendeu que sua bagagem no esporte e na liderança de equipes é um diferencial para a gestão pública.
-
Renovação política: Defesa do ingresso de novos nomes com capacidade de gestão no Senado.
-
Esporte e Educação: Proposta de integração entre a prática esportiva e a educação de base como ferramenta de inclusão social e prevenção ao aliciamento de jovens pela marginalidade.
-
Engajamento popular: Apelo à participação ativa dos eleitores no processo eleitoral.
O encerramento da agenda ocorreu em Araguaína, no cartão-postal da cidade, a Via Lago. O local foi palco de um grande comício em apoio à reeleição do deputado estadual Olyntho Neto, reunindo vereadores, apoiadores e moradores da maior cidade do norte tocantinense.
(Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria)