Alepa em Pauta destaca Programa de Mamografia Móvel

quinta-feira, 3 de novembro de 2022 às 18:26
559
O objetivo é levar de forma itinerante (por estradas ou pelos rios) o exame de mamografia até as mulheres, cumprindo assim a busca ativa das ocorrências, aumentando as chances de cura. – Foto: Divulgação

Descentralização da mamografia pode se tornar uma política pública de Estado no Pará. É o que defende o Projeto de Indicativo n° 36/2021 que institui o Programa de Mamografia Móvel no âmbito do Sistema Único de Saúde, no Estado do Pará.

O objetivo é levar de forma itinerante (por estradas ou pelos rios) o exame de mamografia até as mulheres, cumprindo assim a busca ativa das ocorrências, aumentando as chances de cura.

Publicidade

O cardiologista e deputado estadual Dr. Jaques Neves (União) é o autor do projeto que foi aprovado por unanimidade em sessão ordinária da Alepa, no dia 1 de novembro e que deve seguir para a apreciação do governo do Estado.

Inclusão digital de idosos

A inclusão digital da pessoa idosa, por meio de oficinas e outras ações, poderá ser obrigatória com a sanção do Projeto de Lei nº 377/2021, de autoria da deputada Professora Nilse, aprovado em redação final. A matéria, que dispõe sobre ações do Conecta Melhor Idade, segue para avaliação do chefe do Executivo estadual, governador Helder Barbalho e dispõe sobre a instituição de uma campanha permanente de inclusão digital, voltada para pessoas com idade acima de 60 anos. Entre as ações previstas estão capacitar a pessoa idosa, através de oficinas de inclusão digital, para o uso das novas tecnologias da informação; e incentivar a sociedade civil para que estabeleça programas voluntários para fortalecer a conexão das pessoas de diferentes gerações, gêneros e culturas, envolvendo a inclusão digital.

(DOL)

-- Publicidade --