Médico descobre o próprio câncer com dispositivo de iPhone

segunda-feira, 6 de novembro de 2017 às 11:47
537
Butterfly IQ (Foto: Reprodução/ Butterfly IQ)

O cirurgião vascular John Martin começou a sentir algo estranho em sua garganta. Para verificar o que era, ele testou a Butterfly IQ, uma máquina de ultrassom que se conecta ao iPhone.

Martin trabalha como médico-assistente na startup Butterfly Network, em Connecticut, nos Estados Unidos. A empresa é responsável pelo desenvolvimento do equipamento. 

Publicidade

Para a análise, ele aplicou gel em seu pescoço e depois passou o dispositivo na área em que sentia desconforto. Uma imagem preta e branca revelou uma massa escura de três centímetros.

Chip interno do Butterfly IQ (Foto: Reprodução/ Butterfly IQ)

O diagnóstico oficial, feito num hospital, apontou para Carcinoma de células escamosas (CCE), câncer provocado pelo crescimento descontrolado de células escamosas anormais.

Martin não é especializado em câncer, mas disse à imprensa que tinha conhecimento médico necessário para saber que se tratava de algum problema de saúde. Ele já passou por cirurgias e está em tratamento de radioterapia. 

Ele acredita que no futuro as pessoas vão poder usar a máquina em casa. “Te dá a possibilidade de fazer ao lado da cama. Você pode tirar do bolso e escanear todo seu corpo”, falou ao MIT Technology Review. 

O Butterfly IQ ainda não está disponível para venda, mas deve ser comercializado em breve nos Estados Unidos por 1.999 dólares. A máquina utiliza nove mil micro tambores gravados num chip semicondutor para fazer o ultrassom. 

(Com informações de IFL Science)

-- Publicidade --