Inscrições para curso gratuito de Libras da Unitins em Araguatins encerram neste sábado, 28

sexta-feira, 27 de março de 2026 às 09:24
205
A formação é destinada a estudantes e profissionais da sociedade. – Foto: Divulgação/Dicom

Formação oferece 40 vagas, com aulas de 11 de abril a 19 de dezembro, voltadas a estudantes e profissionais interessados em ampliar a comunicação com a comunidade surda

ARAGUATINS – Os interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais têm até este sábado, 28 de março, para garantir uma vaga nos cursos livres de Libras Básico I e II, ofertados pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Realizada por meio da Escola de Extensão, a iniciativa disponibiliza 40 vagas para o Câmpus de Araguatins. Para participar, os candidatos devem realizar a inscrição exclusivamente pelo Portal da Unitins antes do fechamento do prazo.

Publicidade

Com carga horária de 120 horas, o curso terá início no dia 11 de abril e seguirá até 19 de dezembro de 2026, com aulas presenciais. A formação é destinada a estudantes e profissionais da sociedade interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ampliar a mediação comunicativa entre pessoas surdas e ouvintes em diferentes contextos sociais.

A proposta é formar participantes em nível introdutório e intérpretes em formação, promovendo o desenvolvimento de competências linguísticas, culturais e éticas. Também busca fortalecer a inclusão e a acessibilidade, com valorização da cultura, da identidade e da história da comunidade surda. A iniciativa é do docente dos cursos de Letras e Pedagogia, Marcos Paulo de Almeida e da intérprete de Libras, Luciane Marques.

O público-alvo é composto, principalmente, por jovens e adultos entre 16 e 40 anos, incluindo profissionais da educação, saúde e assistência social, além de estudantes de áreas afins, como Pedagogia, Letras, Educação Especial e Serviço Social. Pessoas surdas ou com conhecimento prévio de Libras que desejam aprofundar habilidades também podem participar, desde que atendam aos critérios estabelecidos.

A seleção dos participantes segue a ordem de inscrição. O período de matrículas ocorre de 30 de março a 2 de abril. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone 3901-3233.

(DICOM UNITINS)

-- Publicidade --