Proposta de Vicentinho prevê integração digital de estoques para combater desabastecimento e desperdício de remédios no TO

quarta-feira, 7 de outubro de 2026 às 09:59
205
Foto: Divulgação/ Assessoria

Farmácia Cidadã Digital prevê integração dos estoques estaduais e municipais; Defensoria encontrou remédios vencidos e falta de itens essenciais no Tocantins

TOCANTINS – Para conter as recorrentes falhas no abastecimento e mitigar o desperdício de insumos de saúde na rede pública, o candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior, apresentou uma proposta de integração tecnológica entre as farmácias estaduais e municipais. Intitulada Farmácia Cidadã Digital, a medida integra seu Plano de Governo e prevê o monitoramento unificado dos estoques para agilizar a reposição e evitar a perda de medicamentos por validade.

Publicidade

A urgência do projeto ganha relevância após dados apurados pela Defensoria Pública do Estado (DPE-TO). Durante inspeção realizada no Centro de Abastecimento Farmacêutico do Tocantins, o órgão identificou um cenário crítico: a presença de remédios vencidos no estoque simultaneamente à falta de itens essenciais para o atendimento da população.

“Não podemos aceitar remédio vencendo no estoque enquanto tem gente precisando de medicamento para continuar o tratamento. Com informação integrada e tecnologia, vamos saber onde tem remédio, onde está faltando e agir antes que o problema chegue ao cidadão”, declarou Vicentinho Júnior ao defender o uso de tecnologia na gestão de compras e distribuição do SUS.

A fiscalização da Defensoria Pública motivou o encaminhamento de relatórios aos órgãos de controle com pedidos de apuração de responsabilidade. Em resposta à época, a Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO) informou que abriria um processo administrativo para investigar o vencimento dos insumos e garantiu manter o acompanhamento da rotatividade dos estoques.

A implementação do sistema centralizado visa dar transparência ao fluxo logístico da saúde pública no estado. Ao correlacionar a demanda municipal com a capacidade de distribuição estadual, o projeto busca otimizar a aplicação de recursos públicos e assegurar a continuidade dos tratamentos de pacientes dependentes do sistema público de saúde.

(Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria Vicentinho Júnior)

-- Publicidade --