
Alan Milhomem / Voz do Bico*
ARAGUATINS – Representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Incra, advogados e representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se reuniram, nesta quinta-feira (13), no auditório do quartel do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Araguatins, para discutir a reintegração de posse na Fazenda Esmeralda, localizada na Rodovia Transamazônica, em Araguatins, onde também há um acampamento com várias famílias de trabalhadores rurais sem terra. A reintegração está prevista para o dia 24 deste mês.
A reintegração foi requerida pela Companhia Siderúrgica do Pará (Cosipar), que administra a fazenda, e deferida pelo juiz José Carlos Tarja, da Comarca de Araguatins. No despacho, o juiz destacou que a determinação da distância mínima da fazenda faz-se necessário pois, “conforme consta nos autos, já foi cumprida a decisão anteriormente, contudo, os ocupantes permanecem acampados na frente do imóvel e, após as forças policiais saírem, voltam a violar a decisão, o que justifica a determinação de não aproximação”.

Durante a reunião, o comandante da PM, major Weslley Dias, destacou que a polícia está pronta para cumprir a determinação judicial de reintegração de posse, caso não haja acordo para desocupação. O comandante enfatizou que a medida é evitar confronto e espera que os trabalhadores deixem o acampamento de forma pacifica e ordeira.
Por outro lado, os acampados afirmam que vivem no local há quase três anos e alegam que estão sendo vítimas de preconceito e discriminação. O líder dos acampados, Antônio Cláudio, declarou que buscará reverter a decisão por meio de liminar. Ele também se comprometeu, caso não consiga a reversão, desocupar a área de forma voluntária até o dia 24.
Os acampados também alegam que montaram o acampamento em área da União e não em área da fazenda, e que a reintegração da forma determinada não estaria respeitando o Manual que orienta os trabalhos nesse sentido. Na última segunda-feira (10), em protesto por causa da decisão judicial de reintegração de posse, os trabalhadores interditaram a Rodovia Transamazônica. (*Com informações do 9º BPM)












