Padre araguatinense é nomeado bispo para comandar Diocese de Carolina, no Maranhão

quinta-feira, 20 de setembro de 2018 às 10:31
1.189
Padre Francisco Lima, nomeado bispo da Diocese de Carolina. Foto: João Rodrigues

CAROLINA – A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, nessa quarta-feira (19), a decisão do papa Francisco em nomear o araguatinense padre Francisco Lima Soares como bispo da vacante Diocese de Carolina, no Estado do Maranhão. A notícia foi publicada no jornal L’Osservatore Romano, de Roma.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo membro do episcopado. Em texto assinado pelo presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha, e pelo secretário-geral, dom Leonardo Steiner, a CNBB manifestou alegria com a nomeação do padre Francisco Lima.

Publicidade

“Considerando o primeiro contato com seu itinerário de formação e de pastoral entendemos que em sua caminhada, particularmente a formação em Filosofia, Ciências Sociais e Econômicas e em Mídia e Opinião, de algum modo, coloca o senhor em linha de compreensão privilegiada a respeito da realidade de vida do nosso povo e o preparou para abraçar a missão que a Igreja lhe confia. Fazemos nossas orações por um ministério cheio de frutos, nos congratulamos com as comunidades da Diocese de Carolina e enviamos ao senhor o nosso abraço fraterno”, diz o texto do presidente da CNBB.

Natural de Araguatins (TO), Francisco cursou Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi ordenado presbítero em Imperatriz (MA), em 15 de julho de 1990. Em 1998 fez especialização em Filosofia e Modernidade na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-Minas). No ano de 1999 foi estudar na França, onde graduou-se em Ciências Sociais e Econômicas pela Universidade Católica de Paris.

Ainda pela França, nos anos de 2001 a 2003 fez mestrado em Sociologia, na mesma Universidade. Em 2004, padre Francisco fez especialização em Mídia e Opinião pela Faculdade de Jornalismo Casper Líbero em São Paulo (SP). Já de 2011 a 2013 cursou doutorado em Ciências da Educação na cidade de Assunção, capital do Paraguai. De 2016 a 2018 fez mestrado em Desenvolvimento Regional, em Goiânia (GO).

Trajetória

No ministério sacerdotal, padre Francisco desenvolveu atividades em diversas pastorais e movimentos da Diocese de Imperatriz e no regional Nordeste V da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atuou como pároco, vigário paroquial da paróquia Menino Jesus de Praga; diretor da TV Anajás, afiliada da Rede Vida em Imperatriz; promotor vocacional da diocese; assessor diocesano da Pastoral da Juventude; vice-presidente da Comissão Regional do Clero e presidente da Associação dos Presbíteros do Maranhão.

Atualmente, padre Francisco exercia os postos de administrador da diocese de Imperatriz e pároco da Catedral Nossa Senhora de Fátima. Neste ano de 2018 tinha sido nomeado ainda como membro do Conselho Econômico e Vigário Geral da diocese de Imperatriz.

-- Publicidade --