Em nota, prefeito Júlio Oliveira informa à comunidade o encerramento de inquérito e indiciamento de vereador Cícero Moutinho e advogado

sexta-feira, 14 de agosto de 2020 às 16:27
1.161
Presidente da Câmara de Vereadores Cicero Moitinho e Advogado Cleydson Coimbra. – Foto: Arquivo VB

Redação Voz do Bico

AUGUSTINÓPOLIS – Em nota à comunidade augustinopolina, o prefeito Júlio Oliveira parabeniza a Polícia Civil pelo encerramento do inquérito policial que investigou a conduta do presidente da Câmara de Vereadores, Cícero Moutinho, e seu advogado. Após a investigação, a Polícia Civil decidiu pelo indiciamento do parlamentar e seu advogado pelos crimes de falsidade ideológica e usurpação de função pública nos processos de cassação do prefeito de Augustinópolis.

Publicidade

“O respeitável trabalho da Polícia Civil findou com o indiciamento dos investigados, por ter ficado provado que no período tenebroso que vivemos meses atrás, quando houve sequenciadas tentativas de cassação do meu mandato, os investigados forjaram acusações mentirosas e fraudulentas contra mim, objetivando abalar a gestão, e, principalmente, procurar meios para assumir o Poder Executivo”, afirma a nota assinada por Júlio Oliveira.

Ainda segundo o prefeito, no inquérito policial é possível perceber toda a trama que apontam a realidade da perseguição sofrida pela atual gestão municipal de Augustinópolis, em decorrência dos atos ilegais cometido pelos investigados.

“Mas com alegria nos recordamos da luta da comunidade augustinopolina pela justiça e manutenção da ordem pública, e na oportunidade reforçamos o compromisso com todos os munícipes para o desenvolvimento de nossa cidade”, finaliza a nota do prefeito.

Investigação

Após as correntes tentativas de cassação do prefeito Júlio Oliveira, a Polícia Civil de Augustinópolis, após representação fundamentada do Prefeito, abriu investigação para apurar o caso. Presididas pelo delegado Jacson Wutke, as investigações apuraram indícios suficientes de autoria e materialidade dos crimes de falsidade ideológica e usurpação de função pública praticados pelo vereador Cícero Moutinho, o advogado Cleydson Costa Coimbra e o lavrador Claudenor Pereira de Sousa.

“É possível observar que os investigados Cícero Moutinho e Cleydson Costa Coimbra, objetivando alcançar propósitos estritamente pessoais e particulares […] engendraram plano previamente definido e acordado para, manipulando e utilizando-se fraudulentamente dos poderes julgadores da Câmara de Vereadores do Município de Augustinópolis, promoverem a cassação do prefeito Júlio Oliveira”, afirma o delegado no inquérito.

Ainda segundo as investigações da Polícia Civil, Cícero Moutinho, além de possuir inquestionável desavença com o prefeito, possuía interesse político-econômico direto em sua cassação e tinha forte afinidade política com o vice-prefeito Vanderlei Arruda.

Conforme o inquérito da PC, Cleydson Costa Coimbra também possuía interesse econômico direto na cassação do prefeito Júlio por dois motivos: “pois recebeu honorários advocatícios que envolvem uma cifra aproximada de R$ 150.000,00; e  receberia o apoio direto do investigado Cícero Moutinho para que, com a assunção do vice-prefeito, também assumisse a assessoria jurídica do Poder Executivo Municipal”, diz a polícia no inquérito.

Ao fim da investigação, o delegado Jacson Wutke decidiu indiciar formalmente Cícero Moutinho por falsidade ideológica de documento particular; Cleydson Costa também por falsidade ideológica de documento particular e usurpação de função pública; e Claudenor Pereira por falsidade ideológica de documento particular.

CONFIRA AQUI A ÍNTEGRA DO INQUÉRITO

A Redação do Voz do Bico aguarda posicionamento dos citados na reportagem.

-- Publicidade --