O Tribunal de Contas do Estado (TCE) elaborou sete questionários com a intenção de avaliar o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) dos 139 municípios do Estado. Dos 27 municípios do Bico, 16 não responderam a todos os questionários e o município de Axixá ainda não enviou nenhum dos questionários.
O prazo para entrega dos questionário, que já deveria ter se encerrado, foi prorrogado até o dia 30, pois 78 prefeituras em todo o estado não enviaram todos os sete questionários respondidos. Dentre estes, 11 não chegaram a enviar nenhum dos questionários. São eles: Araguanã, Arraias, Axixá do Tocantins, Babaçulândia, Brejinho do Nazaré, Monte Santo do Tocantins, Novo Alegre, Novo Jardim, Piraquê, Taguatinga e Taipas do Tocantins.
O IEGM será uma prática contínua e anual. Os novos prefeitos terão a oportunidade de ter os seus quatro anos de mandato avaliados. Segundo o TCE, o foco do IEGM é fazer uma avaliação da gestão voltada principalmente para o gestor público do município, seria um diagnóstico para que possa aperfeiçoar a administração pública.
O TCE informou que muitos prefeitos elogiaram os questionários, pois o preenchimento possibilitou verificar informações que a gestão não tinha, como também levou a revisar o planejamento. Um exemplo divulgado pelo TCE foi que um prefeito, que assumiu agora, verificou que tinha uma empresa contratada para enviar os dados ao Ministério da Saúde e por meio do questionário, descobriu que não era necessário terceirizar o serviço.
Veja a lista dos municípios do Bico com pendências
Ananás (Tocantins)
Araguatins
Axixá do Tocantins
Cachoeirinha
Carrasco Bonito
Esperantina
Itaguatins
Maurilândia do Tocantins
Nazaré
Praia Norte
Riachinho
Sampaio
São Bento do Tocantins
São Miguel do Tocantins
São Sebastião do Tocantins
Tocantinópolis