AUGUSTINÓPOLIS – Estudantes dos campi da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) do Bico do Papagaio estão mobilizados em torno das atléticas, que são responsáveis pela parte esportiva, cultural e de integração entre os universitários. Funcionam como uma associação e também são delegadas a elas a função de organizar festas e recepção de calouros.
São quatro agremiações, três delas no Câmpus Augustinópolis e uma no Câmpus Araguatins. A Atlética Perversa, do curso de Enfermagem, surgiu no mês de maio de 2018. Segundo a presidente Wiliane Freire Pinheiro, 3º período, o intuito é unir os acadêmicos da graduação com ações, jogos e interação cultural.
“Temos em torno de 30 associados, e para se associar é necessário que procure a diretoria de associação com o número do CPF, RG, nome completo, número de matrícula e uma foto 3×4”, orienta, acrescentando que este ano realizaram o trote aos calouros, no dia 26 de fevereiro, e preparam outras ações para o decorrer do ano.
A Atlética Detentora, do curso de Direito, nasceu no segundo semestre do ano passado e conta com quase 50 associados. A presidente Ellen Sabrina Paula, 9º período, conta que realizaram o trote neste ano e uma festa para angariar fundos, pois em maio irão participar de um congresso. A posse da diretoria deverá ocorrer até o fim do mês que vem.
Já a Atlética Hegemônica, do curso de Ciências Contábeis, está iniciando os trabalhos e, após período de inscrições, recebeu os primeiros associados. A presidente, Carolina Andrade Amorim, 5ª período, diz que a ideia de criar a atlética surgiu em janeiro passado e houve o convite a alguns acadêmicos que nutriam o mesmo interesse. “Ainda estamos redigindo nosso estatuto e organizando a parte burocrática da atlética e ainda não fizemos a assembleia, mas pretendemos fazer em breve e com o aval da coordenação do curso”, contou Carolina.
A presidente destacou que o objetivo da atlética é promover o esporte na região do Bico do Papagaio. “Queremos mais integração entre os acadêmicos do nosso curso que é bem menor comparado ao de Direito, por exemplo. Vamos incentivar relações amistosas entre nossos associados. Também queremos em parceria com o C.A de Ciências Contábeis promover eventos de cunho sociocultural que favoreçam os nossos acadêmicos e toda a população do nosso município e da região”, destacou.
No Câmpus Araguatins, a Atlética Soberana, que está em processo de regularização, abrange os dois cursos locais: Letras e Pedagogia. Criada em novembro de 2018, a primeira ação oficial deverá ser a calourada, prevista para ocorrer no final deste mês de março, anuncia a presidente Luana Macedo Bispo, 5º período de Letras. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria)