PALMAS – Três trabalhos de acadêmicos de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) foram premiados no VIII Congresso Internacional dos Direitos Humanos realizado em Palmas na última semana. Os três resumos expandidos foram premiados com as terceiras colocações em diferentes categorias.
João Emanuel Roque Barros e Tiago Alencar Cruz foram premiados na categoria Comunicação Oral pelo resumo intitulado “O discurso de ódio: Brandemburg vs. Ohio e liberdade de expressão”. Na categoria Exposição em Painel, os acadêmicos foram premiados com a terceira colocação, empatados em nota, em dois artigos: “Judicialização da saúde como instrumento de prestação dos direitos fundamentais”, de autoria de João Emanuel Roque Barros e Tiago Alencar Cruz, e “Entre o caos e a pobreza: análise da eficiência da lei 13.445/17 no gerenciamento da crise migratória venezuelana”, de autoria de Vinicius Gomes de Sousa e Poliane Cardoso.
Para o aluno Tiago Alencar, a premiação é um reconhecimento importante na trajetória acadêmica e reforçou as perspectivas profissionais. O acadêmico também destacou que a participação no evento e a premiação reforçaram que os campi do interior produzem conhecimento e pesquisadores. “Apesar de qualquer dificuldade, nós podemos obter destaque. Foi um momento importante para representar minha região, minha universidade e meu curso”, afirmou.
O VIII Congresso Internacional dos Direitos Humanos é fruto da parceria entre a Escola Superior de Magistratura (ESMAT) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Este ano teve como tema “Construindo uma Sociedade para Todos”. Seis acadêmicos da Unitins tiveram trabalhos selecionados entre os 30 melhores para exposição durante o evento. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria)