AUGUSTINÓPOLIS – Lançado no início deste mês de março pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e com o objetivo despertar a consciência cívica e a preparação do jovem eleitor para participar ativamente da sociedade, principalmente do processo político-eleitoral, o projeto Agentes da Democracia – formação de eleitores e políticos do futuro chega ao Colégio Estadual Manuel Vicente de Souza (CEMVS), em Augustinópolis.
A abertura do evento, para aproximadamente 700 alunos do CEMVS, contou com a presença do juiz eleitoral da 21ª Zona Eleitoral, Jefferson David Asevedo Ramos, do prefeito de Carrasco Bonito, Carlos Alberto, do presidente da Câmara Municipal Augustinopolina, Cícero Moutinho, e dos vereadores Antônio Queiroz, Ozeas Teixeira, Nildo Lopes e, representando o prefeito Júlio Oliveira, a secretária Lidiane Almeida.
“Vocês são os promotores do futuro”, disse o juiz eleitoral, se dirigindo aos estudantes, pontuando que os jovens de uma forma geral sofrem de um grande problema: “Ninguém acredita neles”, e aconselhou: “Compete aos jovens corrigir o que fizemos ao votar no passado. Nós devemos ter consciência no cotidiano da política de nossa cidade, Estado e país”.
O juiz Jefferson ainda citou a música Caminhando, de Geraldo Vandré, e Ideologia, de Cazuza. “Meus heróis/ Morreram de overdose/ Meus inimigos/ Estão no poder”, repetiu o magistrado para a jovem plateia. Por fim, um aluno perguntou em quem ele votaria. “Em quem eu acredito. Não é naquele em que minha mãe, meu pai ou um amigo disser que é bom, mas naquele que de fato eu acredito que seja um bom político”, respondeu.
Formação
O projeto é levado aos estudantes por meio da Escola Judiciaria Eleitoral (EJE/TO) e, nesta primeira etapa, percorrerá todas as Zonas Eleitorais do Tocantins, atendendo 70 escolas estaduais, visando conscientizar, capacitar, mobilizar e incluir social e politicamente os jovens matriculados no ensino médio da rede pública de ensino.
Além disso, o projeto também busca despertar os jovens para a importância do voto, preparando aqueles que irão participar das decisões políticas fundamentais do país, formando cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática.
A ação nas escolas contará com palestras como “A importância da participação do jovem no processo eleitoral”, apresentada por Denilson Mariano e “O Político do Futuro: com poder vêm grandes responsabilidades”, além de atividades interativas como: jogo de tabuleiro, eleições simuladas na urna eletrônica e alistamento eleitoral.
Agenda no Bico do Papagaio