Araguatins e Tocantinópolis recebem ação de atendimento à mulheres

sexta-feira, 24 de maio de 2019 às 09:03
Atendimento começa na sexta-feira (24) – Foto: Divulgação Gov. do Tocantins

BICO DO PAPAGAIO – Mulheres de Araguatins e Tocantinópolis terão a oportunidade de receber apoio psicológico e social através de unidades móveis disponibilizados Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). Os atendimentos começam em Tocantinópolis, na sexta-feira e sábado (24 e 25), e em Araguatins, no domingo e segunda-feira (26 e 27).

O Ônibus Lilás, como é conhecido, apesar de ter como público alvo as mulheres do campo, também atenderão moradores interessados em receber apoio psicológico e na garantia do exercício da cidadania, a partir da emissão de documentos. A diretora dos Direitos Humanos da Seciju, Sabrina Ribeiro, explica que vários parceiros estão envolvidos na ação. “Formamos parcerias com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e os Correios, com intuito de oportunizar a emissão de carteiras de trabalho e também de CPF”, disse.

Publicidade

Entre os serviços prestados, também está à realização de testes rápidos e rodas de conversa sobre violência doméstica, além de atendimentos ligados aos direitos do consumidor, facilitados pelo Procon. Sabrina Ribeiro conta ainda que a equipe de trabalho está preparada para atender o maior número de pessoas. “O objetivo é descentralizar os serviços que são ofertados apenas nos grandes centros, a partir desse suporte, a população das regiões mais afastadas terá acesso aos serviços”, ressaltou.

Para levar informações acerca dos direitos de cada cidadão, a equipe de atendimento do ônibus também realizará visitas ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), delegacias e escolas de cada município, promovendo discussões sobre prestação de serviço à comunidade.

Locais de Atendimento

Visando acolher um maior número de pessoas e oportunizar serviços para garantia da cidadania, os atendimentos serão realizados dentro e fora da unidade. Nesse sentido, informações sobre os atendimentos prestados serão repassadas através das rádios de cada município, com objetivo de atrair moradores das regiões vizinhas.

O Ônibus Lilás, ficará alocado nos núcleos do Procon, onde também ocorrerá a prestação de serviços. Núcleo do Procon em Tocantinópolis: Rua Padre Juliano Moretti -774 e Núcleo do Procon em Araguatins: Rua 7 de Setembro, nº 992 – Centro

Ônibus Lilás

Desde 2014 as unidades móveis têm percorrido áreas como assentamentos, quilombos, comunidades ribeirinhas e regiões de campo e de floresta, levando atendimentos para regiões afastadas dos grandes centros urbanos. Os ônibus foram disponibilizados ao Estado do Tocantins pelo Governo Federal, através do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Os atendimentos são realizados de forma individual, com a realização de testes rápidos e o esclarecimento dúvidas acerca dos direitos de cada cidadão e em grupo, através das rodas de conversa que tratam sobre o combate a violência contra mulher. Os serviços são realizados por profissionais especializados, como assistentes sociais e psicólogos, que levam informações ao público do interior.

 

-- Publicidade --

Comentários no Facebook